Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Super Tufão Chanthu atua no Pacífico com ventos de até 270 km/h

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Foto: iStock

 

O super tufão Chanthun atua no Oceano Pacífico bem próximo das Filipinas, considerado novamente como de categoria 5, pois sustenta ventos de 269km/h. Ressalta-se que Chanthun se formou no dia 06 de setembro e se tornou tufão no dia 07 de setembro.


Em 24h, Chanthun foi 120 km/h a 257 km/h 

 

O destaque desse tufão é sua rápida intensificação, pois entre os dias 07 e 08 de setembro, foi da categoria 1 para a categoria 5. Um aumento de 136,8km/h de um dia para o outro, ou seja em 24 horas, pois foi de ventos sustentados de 120,7km/h às 06GMT do dia 07/09 para os 257,5km/h às 06GMT do dia 08/09.  

 

Essa rápida intensificação se deve à superfície da temperatura do mar estar acima dos 30°C, nessa região, além da Oscilação de Madden Jullian, que voltou a ganhar força, e ficando entre as fases 4 e 3. Com isso, ajuda na intensificação dos ciclones tropicais e com o aumento da ascendência dos ventos sobre a região que aumenta as instabilidades nessas áreas. 

 

Temporais nas Filipinas, Taiwan e Japão

 

Chanthun já causa temporais e chuva intensa no centro e norte das Filipinas e seguirá causando chuvas até o final de semana. Destaca-se que no sábado (11) atinge Taiwan. Estão previstos mais de 300mm, tanto no norte das Filipinas, quanto na ilha de Taiwan. Além disso, no sul do Japão também deve chover intensamente, por conta desse tufão, com rajadas de ventos e acumulados também acima dos 300mm, entre o final de semana e o início da quarta-feira (15).

 

 

Outra Tempestade Tropical atinge as Filipinas 

 

Entre a costa oeste das Filipinas e o Vietnã, uma outra tempestade atua na região, Conson já passou pelas Filipinas como Tempestade Tropical e caminha em direção ao Vietnã e ilha de Hainan, China. A previsão é que este sistema atinja essas áreas nesta sexta-feira (10), com ventos entre 100 e 120 km/h, até perder intensidade no domingo, quando adentrar o interior do Vietnã e o Laos.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias