Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Clima provoca anomalia em variedade de milho em MG

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

Oferecido por

A produtora rural Marina Nunes da cidade de Jordânia, nordeste de Minas Gerais enviou uma foto curiosa para o Agroclima. Em sua propriedade, ela resolveu como experiência plantar uma variedade (milho super doce) criada pela Embrapa, em uma área de 10m x 6m mais inclinada, na época da seca. 

 

WhatsApp Image 2022-01-07 at 09.15.24.

 

Ela conta que enfrentou um período de seca de 20 a 30 dias e em novembro e dezembro ocorreram por diversas vezes chuvas fortes e volumosas em sua propriedade. Quando a chuva amenizou foram registradas temperaturas bastante altas. E, agora como mostra foto o resultado foi de quase perda total da área plantada.

 

A produtora rural Thamirez Vasconcelos, disse que já viu este tipo de anomalia acontecer em Sinop, Mato Grosso. É comum quando o milho pega secas severas ou intercaladas junto com alta temperatura. "Observa-se e formação de uma espiga no pendão floral e o desbalanceamento hormonal provocado pela falta de água e a temperatura alta. Isso também acontece em algumas cabeceiras, onde não chega o calcário nem adubo", explica a produtora.

 

Pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo, Paulo César Magalhães, explica que a  formação da espiga no pendão é um fenômeno conhecido como tassel seeds, que pode ocorrer com sementes importadas e nacionais. Como não houve perfilhamento da planta, o mais provável é que tenha sido causado pela falta de água e/ou pela alta temperatura, que provocam um desbalanceamento hormonal na planta de milho.

 

Existe também a possibilidade de haver o aparecimento de rudimentos de pendão nas espigas, mas em menor intensidade. Essas variações fisiológicas ocorrem por haver nas flores masculinas, muito frequentemente, indícios de ovário não desenvolvido. De outro lado, nas flores femininas há pequenas estruturas de estames.

 

Tendência do Clima para os próximos dias

 

Nos próximos dias, a Zona de Convergência atua e provoca grandes acumulados de chuva, especialmente nas áreas litorâneas até na Região Norte do país. Os maiores acumulados estarão concentrados no norte paulista, centro-sul de Minas, zona da mata mineira, Alto Paranaíba, triângulo e cerrado mineiro. Acumulados de 100mm serão observados em pontos de Goiás, Tocantins, sul do Maranhão, Piauí e boa parte do Pará. 

 

Nas áreas mais ao norte do Brasil, a Zona de Convergência Intertropical provoca chuva entre o Nordeste do Pará e o Amapá. 

 

Neste fim de semana, a chuva aumenta em Mato Grosso, principalmente na faixa leste e norte do estado que pode paralisar por alguns momentos o trabalho de colheita no campo.    

 

Na Bahia, a chuva diminui no oeste do estado. O sol aparece e as pancadas serão mais isoladas com pouca intensidade. Entre Tocantins, Maranhão e Piauí, a chuva continua persistente com acumulados acima de 150mm. 

 

Entre Santa Catarina e Paraná, há condições para chuva, principalmente na faixa leste destes estados com acumulados de 100mm entre o Vale do Itajaí e o leste do Paraná. No Rio Grande do Sul, segue com tempo firme sem chuva nos próximos 7 dias. A temperatura fica alta.

 

Alerta máximo em BH: chuva de 1 mês pode cair em 5 dias

ZCAS reforça as instabilidades no estado do Rio de Janeiro

 

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

 

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias