Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Alerta máximo em BH: chuva de 1 mês pode cair em 5 dias

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Belo Horizonte (MG), por Priscila Rocha

3 min de leitura

Oferecido por


A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) voltou a se organizar sobre o Brasil nesta quinta-feira, 6 de janeiro de 2022. Desta vez, a maior concentração de instabilidade vai atingir a região central de Minas Gerais ocasionando muita chuva sobre a Grande Belo Horizonte e outras áreas mineiras como a Zona da Mata Mineira e região das Cidades Históricas. O estado do Rio De Janeiro também será bastante afetado pela chuva volumosa deste novo episódio de ZCAS.


Alerta máximo em BH: chuva de 1 mês pode cair em 5 dias

 

Uma das maiores preocupações com este evento de ZCAS é a chuva sobre a região da Grande Belo Horizonte. Pelos cálculos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a média de chuva normal para o mês de janeiro em Belo Horizonte é de aproximadamente 330 mm. O volume de chuva estimado que poderá ser acumulado nos próximos 5 dias, até o dia 11 de janeiro, poderá superar a média histórica para janeiro


A estimativa da Climatempo feita no dia 6/1/22, baseada nas simulações de precipitação dos modelos atmosféricos europeu (ECMWF) e americano (GFS) é de que Belo Horizonte receba de 250 mm a 350 mm até o dia 11 de janeiro.


Risco de deslizamento

 

Por causa do grande volume de chuva esperado para os próximos dias, aumenta muito o risco de deslizamentos de terra na região da capital mineira. Alagamentos e transbordamento de rios também poderão ocorrer.


A previsão é de que até a próxima segunda-feira, a região de Belo Horizonte tenha predomínio de céu nublado e chuva frequente. A chuva pode ocorrer de forma intensa em pouco tempo e também de forma moderada e prolongada. As duas situações ocasionam grandes volumes de chuva acumulados.


Acompanhe as atualizações sobre as condições do tempo na região de Belo Horizonte aqui no site da Climatempo

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias