Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Alerta máximo em BH: chuva de 1 mês pode cair em 5 dias

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Belo Horizonte (MG), por Priscila Rocha

3 min de leitura


A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) voltou a se organizar sobre o Brasil nesta quinta-feira, 6 de janeiro de 2022. Desta vez, a maior concentração de instabilidade vai atingir a região central de Minas Gerais ocasionando muita chuva sobre a Grande Belo Horizonte e outras áreas mineiras como a Zona da Mata Mineira e região das Cidades Históricas. O estado do Rio De Janeiro também será bastante afetado pela chuva volumosa deste novo episódio de ZCAS.


Alerta máximo em BH: chuva de 1 mês pode cair em 5 dias

 

Uma das maiores preocupações com este evento de ZCAS é a chuva sobre a região da Grande Belo Horizonte. Pelos cálculos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a média de chuva normal para o mês de janeiro em Belo Horizonte é de aproximadamente 330 mm. O volume de chuva estimado que poderá ser acumulado nos próximos 5 dias, até o dia 11 de janeiro, poderá superar a média histórica para janeiro


A estimativa da Climatempo feita no dia 6/1/22, baseada nas simulações de precipitação dos modelos atmosféricos europeu (ECMWF) e americano (GFS) é de que Belo Horizonte receba de 250 mm a 350 mm até o dia 11 de janeiro.


Risco de deslizamento

 

Por causa do grande volume de chuva esperado para os próximos dias, aumenta muito o risco de deslizamentos de terra na região da capital mineira. Alagamentos e transbordamento de rios também poderão ocorrer.


A previsão é de que até a próxima segunda-feira, a região de Belo Horizonte tenha predomínio de céu nublado e chuva frequente. A chuva pode ocorrer de forma intensa em pouco tempo e também de forma moderada e prolongada. As duas situações ocasionam grandes volumes de chuva acumulados.


Acompanhe as atualizações sobre as condições do tempo na região de Belo Horizonte aqui no site da Climatempo

+ mais notícias