Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Os movimentos da Terra e as mudanças do clima

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

 

O Clima do nosso planeta Terra é dependente do aquecimento do Sol. O Sol aquece a superfície terrestre de maneira desigual ao longo do ano. As áreas tropicais, que estão próximas da linha do Equador, recebem uma grande dose de insolação o ano todo. Mas as regiões de altas latitudes, próximas dos polos, passam um longo período sem aquecimento durante o inverno, mas ficam totalmente iluminadas e aquecidas no verão.

 

Este aquecimento diferencial é determinante para o clima e as condições de vida em cada região do planeta. 


Os movimentos da Terra são plenamente conhecidos pelos astrônomos e se repetem em ciclos que nos dão o dia e a noite, que  é o ciclo de 24 horas, e as estações do ano, o ciclo de 365 dias, aproximadamente.


Mas os astrônomos e os paleoclimatologistas descobriram que existem outras variações relacionadas com a forma da órbita da Terra, com maior ou menor proximidade entre a Terra e o Sol e com a variação de posição do eixo da Terra, que também interferem no clima do nosso planeta, mas em períodos muito longos, de milhares de anos. 

 

Estes elementos são conhecidos na ciência como “os parâmetros orbitais de Milankovitch”, que são as variações da excentricidade, do movimento de precessão de seu eixo e da obliquidade da órbita da Terra. 

 

Combinações particulares de todas estas variações do movimento da Terra podem congelar partes enormes do planeta e também podem torná-las muito quentes.

 

Caro ouvinte e leitor, ao escutar este podcast/videocast, esqueça o tempo do seu relógio. Você vai viajar pelo tempo geológico da Terra, da formação do nosso planeta. Vai entender porque a Terra passou pela “Era do Gelo” , aquela do desenho animado, dos mamutes, dos tigres com seus enormes dentes, e chegou ao que temos hoje, uma nova era geológica definida pelos cientistas como a “Era do Antropoceno”, em que o ser humano é o maior protagonista e interfere no clima do planeta.


Esta viagem do podcast O Clima entre Nós será guiada pelo professor Cristiano Chiessi, geólogo formado pela Universidade de São Paulo, com doutorado em Ciências Naturais pela universidade de Bremen, na Alemanha. Cristiano Chiessi é professor associado da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP e seus principais interesses de estudo são na área de paleoceanografia e paleoclimatologia.

 

Boa escuta e tenha uma ótima viagem!

 

 

 

 

Se você quiser saber mais sobre a paleoclimatologia, e como esta ciência está sendo importante para ajudar a melhorar os modelos de previsão do clima para o futuro, sugerimos  três episódios do podcast O Clima entre Nós:

 

#99 - Da floresta ao gelo: a Groenlândia e a história do clima da Terra

 

#102 - Paleoclimatologia: o clima do passado valida o futuro

 

#105 - AMOC: o que acontece se esta corrente parar?

 

Você encontra muitos outros assuntos interessantes em outros episódios do podcast O Clima entre Nós no site da Climatempo, no nosso canal no Youtube e nas principais plataformas agregadoras de podcasts

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias