Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuva volumosa deixa região de Salvador em alerta

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

 


Áreas de instabilidade voltaram a se organizar sobre o litoral da Bahia atingido especialmente a região do  Recôncavo Baiano. As nuvens carregadas começaram a  provocar chuva forte no início da madrugada desta quarta-feira, 16 de março e grandes volumes de chuva estão sendo acumulados. 


A previsão é de que a chuva continue pelo menos ao longo da manhã desta quarta-feira deixando a região de Salvador e o Recôncavo em alerta para alagamentos, deslizamentos de terra e outros transtornos causados pelo grande acúmulo de chuva.

 

 

Foto: Salvador (BA), por Climaaovivo

 

Confira imagens das nuvens pesadas na região de Salvador na terça-feira, 15/3/2022, pelo Climaaovivo

 

 

 

 


Volumes de chuva

 

Segundo cálculos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o período de 1981 a 2010, a média de chuva para Salvador em março é de aproximadamente 157 mm


Em apenas 2 horas, entre 1 hora e 3 horas, choveu 52, mm, de acordo com o Inmet. As pancadas de resultaram em mais de 20 mm por hora.


Em 3 horas, no período entre 1 hora e 4 horas da madrugada do dia 16 de março, o Cemaden -  Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais - registrou 89,4 mm em Lauro de Freitas/Areia Branca, onde o acumulado de 24 horas chegava aos 113,7 mm, entre 4 horas do dia 15 e 4 horas de 16 de março.


Em vários locais de Salvador, o acumulado de chuva de apenas 3 horas já estava entre 40 mm e 80 mm. Confira alguns volumes de chuva acumulados entre 1 hora e 4 horas da madrugada do dia 16 de março, de acordo com o Cemaden


Salvador/Nova Esperança:  73,7 mm (91,6 mm em 24h)

Salvador/Novo Horizonte: 60,0 mm

Salvador/Federação: 59,4 mm

Salvador/Matatu: 59,3 mm

Salvador/Engenho Velho de Brotas: 55,2 mm

Salvador/CAB: 53,3 mm

Salvador/Tancredo Neves: 50,4 mm

Salvador/Centro: 50,3 mm

 

Previsão

Muitas nuvens carregadas crescem sobre o Nordeste nos próximos dias e provocam chuva forte em vários estados. As pancadas de chuva vão continuar frequentes pelo menos até o domingo na região de Salvador, quando se inicia o outono. Uma frente fria aumenta a chuva sobre a Bahia na próxima semana.

 

Tempestades no Nordeste 15-16 3 2022

Manchas vermelhas indicam nuvens com potencial para temporais e raios

+ mais notícias