Oferecido por
Foto: São Luis (MA), por Allison Pires
A umidade que vem do oceano vai intensificar as condições para chuva na costa leste do Nordeste. Além disso, a Zona de Convergência Intertropical(ZCIT) mantém o tempo bastante carregado na costa norte da Região.
Só não há previsão de chuva ao longo desta semana no interior da Bahia, sul do Piauí, parte do sul do Maranhão e até no sertão e São Francisco pernambucano. Nestas áreas, a umidade relativa do ar ainda fica abaixo dos 30% durante a tarde, o que é considerado como estado de atenção.
A Organização Mundial da Saúde(OMS) recomenda valores mínimos para a saúde humana em torno de 60%.
As pancadas de chuva ainda podem vir com forte intensidade nas demais localidades e volumes expressivos são previstos na faixa leste, na região litorânea, principalmente entre Maceió e Natal. As rajadas de vento ocorrem com moderada intensidade. As nuvens já aumentam nesta segunda-feira e a chuva tende a acontecer em vários momentos no decorrer da semana. Serão dias de tempo bastante instável. Apesar disso, o ar segue abafado, com máximas em torno dos 30°C nas capitais.
Na costa norte, os temporais se concentram principalmente no Maranhão, mas ainda com potencial para chuva pontualmente forte no litoral do Piauí e do Ceará. Até pelo menos sexta-feira, há expectativa de tempo instável e com risco de chuva forte nestas áreas.
Leia também:
Alerta de ciclone extratropical no Sul do Brasil