Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Terremoto deixa centenas de mortos no Afeganistão

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

 

Sismo de magnitude 6,1 atingiu região que faz fronteira com o Paquistão. Governo pede ajuda humanitária imediata para evitar catástrofe

 

Centenas de pessoas morreram após um terremoto de magnitude 6,1 atingir o leste do Afeganistão nesta quarta-feira (22/06). O número de vítimas contabilizadas chegou a ao menos 920, e o de feridos, a mais de 600, segundo o governo.

 

"Um grave sismo abalou quatro distritos da província de Paktika, matando e ferindo centenas dos nossos compatriotas e destruindo dezenas de casas", escreveu o porta-voz adjunto do governo talibã Bilal Karimi no Twitter.

 

"Instamos todas as agências de ajuda humanitária a enviar equipes para a área imediatamente para evitar uma catástrofe", acrescentou.

 

O número de vítimas deve aumentar, uma vez que os tremores atingiram diversos vilarejos em regiões remotas de montanha.

 

O terremoto ocorre após a comunidade internacional ter em grande parte deixado o país, depois de o Talibã tomar o poder no ano passado em meio à retirada caótica das Forças Amadas americanas. Tal cenário deve dificultar a ajuda internacional após o sismo. Um porta-voz da ONU afirmou, no entanto, que a agência responderá ao desastre.

 

Segundo a agência de notícias estatal Bakhtar, equipes de socorro se deslocaram de helicóptero para a região atingida. O diretor da Bakhtar, Abdul Wahid Rayan, escreveu no Twitter que 90 casas ficaram destruídas em Paktika, que faz fronteira com o Paquistão, e que dezenas de pessoas podem estar presas sob escombros.

 

Em um distrito da província vizinha de Khost, o terremoto deixou ao menos 25 mortos e 95 feridos, disseram autoridades locais, alertando que o número de vítimas aumentaria sem ajuda urgente do governo.

 

Na capital, Cabul, o primeiro-ministro afegão, Mohammad Hassan Akhund, convocou uma reunião de emergência no Palácio Presidencial para coordenar a ajuda às vítimas em Paktika e Khost.

 

O departamento de meteorologia do Paquistão disse que o sismo teve uma magnitude de 6,1, tendo sido sentido na capital paquistanesa, Islamabad, e em outras zonas da província de Punjab oriental.

A agência sismológica europeia (EMSC) afirmou que o terremoto foi sentido ao longo de 500 quilômetros por 119 milhões de pessoas no Afeganistão, no Paquistão e na Índia.

 

A região do Sul da Ásia ao longo das montanhas Hindu Kush, que inclui o Afeganistão e onde a placa tectônica indiana colide com a placa eurasiática, é bastante vulnerável a terremotos.

 

Em 2015, um grande terremoto que atingiu o nordeste do Afeganistão deixou mais de 200 mortos no país e no norte Paquistão. Um terremoto semelhante de magnitude 6,1 matou cerca de mil pessoas no norte do Afeganistão em 2002. E em 1998, um terremoto da mesma magnitude e tremores subsequentes no remoto nordeste do Afeganistão mataram pelo menos 4.500 pessoas.

 

Este conteúdo é uma obra originalmente publicada pela agência alemã DW. A opinião exposta pela publicação não reflete ou representa a opinião da Climatempo ou de seus colaboradores.

 

Leia também:

EUA: Empregados da Apple se sindicalizam pela primeira vez

Saúde mental global piorou na pandemia, diz OMS

Comissão Europeia lança ações legais contra Reino Unido Logo Deutsche Welle Deutsche Welle

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias