Oferecido por
No domingo de eleição, 30 de outubro, terá a formação de um ciclone extratropical na costa gaúcha e que dará origem a uma nova e forte frente fria no final do dia. Esse sistema frontal ainda mantém o corredor de umidade organizado da Amazônia até o Sul e Sudeste do país. Vale salientar também que no Mato Grosso do Sul e no oeste da Região Sul, os temporais são reforçados ainda por uma área de baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e o Mato Grosso do Sul.
E entre os estados de São Paulo, catarinense e do Paraná um cavado meteorológico, áreas de instabilidade e mais o calor ajudará na formação de mais nuvens carregadas neste dia.
Já pelo leste do Nordeste, a alta umidade que vem do mar ajudam na formação de áreas de instabilidade na região, e sobre a Região Norte as precipitações se formam a partir do calor, à alta umidade do ar presente na região, às instabilidades tropicais e mais a circulação dos ventos em altitude. Por fim, no interior do Nordeste, atua uma massa de ar mais seco.
Foto: Porto Alegre (RS), por André C.
Previsão do tempo para o Brasil - 30/10/2022 - Domingo
Região Sul
A chuva ocorre desde o começo do dia entre o RS, SC e PR com forte intensidade e avança para as demais áreas rapidamente. Muitas nuvens de tempestades se formam sobre grande parte dos estados gaúchos, catarinense e paranaense, as possibilidades de queda de granizo e descargas elétricas são elevadas. Além disso, os acumulados de chuva são elevados entre os três estados da Região Sul, e podem superar facilmente os 100mm nesse período.
Região Sudeste
A chuva ocorre mais forte já no início da tarde, mesmo que de maneira isolada, pelos estados de São Paulo, Rio De Janeiro, no Espírito Santo, em Minas Gerais, porém, os temporais mais intensos, com raios e rajadas de vento de mais de 50km/h, além de queda de granizo, mais durante o meio e fim da tarde. E deve persistir em pontos isolados durante à noite, entre os estados de Minas, Rio e São Paulo, com até forte intensidade. Os volumes devem ser expressivos ao longo do dia em algumas áreas do estado de Minas, como no de São Paulo e do Rio de Janeiro também.
Nos próximos dias essa chuva deve aumentar pelo Sudeste, sendo mais volumosa conforme a frente fria chegue pela Região, a partir de segunda-feira (31).
Com mais detalhe para o estado de São Paulo: Chove neste domingo, dia de eleição, em todo o estado de São Paulo, com pancadas isoladas que já podem começar pela madrugada e manhã e pontos da faixa norte, noroeste e leste de SP, como em áreas que fazem divisa com os estados do Mato Grosso do Sul, e o sul e triângulo mineiro. Atenção que os temporais vão ser fortes, mesmo que pontualmente, em todas as regionais do estado de São Paulo a partir da tarde. Com acumulados elevados (mesmo que pontual), rajadas de vento de mais de 60km/h, raios e até queda de granizo.
No dia da eleição, antes de chover, esquenta bastante no estado de São Paulo, pois terá o efeito pré-frontal. Onde os ventos do quadrante norte se intensificam antes da chegada da frente fria, trazendo um ar mais quente do interior do país até o Sudeste e Sul brasileiro.
Região Centro-Oeste
Pancadas de chuva de moderada à forte intensidade ocorrem em pontos isolados da metade sul do Mato Grosso do Sul desde a madrugada e se espalham no decorrer do dia ganhando mais força, nas demais áreas do Mato Grosso e de Goiás, são esperados acumulados elevados tanto no sul do MS quanto no sul de GO, além da possibilidade de temporais nessas áreas, mas não se descartam danos nas demais áreas onde chove, pois será também forte e vem até com granizo e rajadas de vento. O risco maior de granizo é em todo o MS, por GO e DF e no sul e leste do MT.
Região Nordeste
O tempo será firme e seco em boa parte do interior da Região neste domingo, mas nuvens carregadas ainda se formam sobre o litoral da costa leste e no oeste da BA, ou seja, no domingo de eleição na Bahia terá chuva forte, em especial à tarde, pelo oeste e sul do estado, com raios e rajadas de vento; e chuva mais moderada ao longo do dia no litoral e leste do baiano (com atenção especial entre Salvador e Ilhéus, onde a chuva é mais persistente), já no interior da BA, como mencionado antes, o destaque é o tempo firme e seco, com umidade do ar abaixo dos 30%, mais no norte do estado.
Região Norte
As instabilidades permanecem predominando em toda a Região neste domingo de eleição. As pancadas de chuva se concentram entre a tarde e noite, e não se descarta a ocorrência de trovoadas e queda isolada de granizo, em especial entre o Acre e oeste do Amazonas. Destacam-se os temporais mais fortes também pelo norte amazonense e o estado de Roraima. Sendo boa parte da chuva causada pelo calor, à alta umidade do ar, as instabilidades tropicais e mais a circulação dos ventos em altitude.
Alertas meteorológicos para 30/10/2022 - Domingo
Atenção para o risco de chuva forte à temporais nas capitais, Boa Vista, Belém, Macapá, Rio Branco, Cuiabá, Brasília, Goiânia, Campo Grande, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre, Palmas.
Chuva moderada em Salvador.
O risco para granizo no domingo é maior em Santa Catarina, no Paraná, no Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, no Mato Grosso do Sul, no sul e leste do Mato Grosso e em Goiás e no Distrito Federal.
Alerta para temporais é maior em Roraima, norte do Amazonas, no sul e leste do Mato Grosso do Sul, no sudeste e leste de Goiás, no centro oeste de Minas Gerais e sul e Triângulo mineiro, no centro norte e noroeste do estado de São Paulo, centro oeste e sul do Paraná, em boa parte de Santa Catarina e em todo o Rio Grande do Sul. Com raios e rajadas de vento de mais de 70km/h.
Perigo de temporais mais intensos e acumulados elevados, com granizo, no centro norte gaúcho, do oeste ao sudeste Catarinense, e no sudoeste e sul do Paraná.
Chuva moderada a forte, com potencial de temporais isolados, com raios e rajadas de vento de mais de 60km/h, no leste e nordeste de Santa Catarina, centro leste do Paraná, sudoeste oeste ao leste e litoral de São Paulo, no Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo, no extremo sul, zona da mata e centro e noroeste de Minas Gerais, oeste da Bahia, sul e norte de Tocantins, no Mato Grosso, centro norte de Mato Grosso do Sul, no nordeste e norte do Pará, no Amapá, no centro noroeste e oeste do Amazonas e no Acre.
Nos locais onde terão temporais à chuva forte, as rajadas de vento podem variar entre 60 e 100km/h, na média.
Rajadas de vento de 45 e 55km/h pelo norte do Maranhão, norte e leste do Piauí, no Ceará, no Rio Grande do Norte, na Paraíba, em Pernambuco, no norte da Bahia, em Sergipe e em Alagoas, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo.
Nordeste do Rio de Janeiro com rajadas de vento de 50 a 70km/h.
Acumulados de chuva bem elevados no domingo de eleição (30/10) no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no Paraná, sul e leste do Mato Grosso do Sul, e em pontos do estado de São Paulo e de Minas Gerais, além do Rio de janeiro e oeste da Bahia, como no sul do Mato Grosso e de Goiás, no oeste do Acre e do Amazonas.
A Marinha atualizou as condições para ressaca do final da noite de domingo (30) até o final do dia 1 de novembro, sobre Chuí(RS) e Laguna(SC), com ondas entre 2,5 e 3,0 metros de altura.
E entre Laguna(SC) e São João da Barra(RJ) da manhã de segunda-feira (31) até a manhã de 2 de novembro, com ondas entre 2,5 e 3,0 metros de altura.