Oferecido por
Nuvens carregadas se espalham pelo Brasil, devido a um corredor de umidade que vem da Amazônia e chega até o Sul e parte do Sudeste do país. Além disso, uma área de baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e o Mato Grosso do Sul, provoca temporais no estado.
Confira nosso alerta especial!
Neste domingo, uma mudança no padrão da circulação dos ventos, também deixa o tempo instável no estado de Minas Gerais e há risco de temporais isolados. Essa chuva se espalha pelo Distrito Federal e norte de Goiás. Já no Norte do país, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) próxima do Amapá contribui para a formação de chuva forte na Região.
Previsão do tempo para 13/11/2012 - domingo
Neste domingo a chuva se espalha por todas as áreas da Região Sul, com condições para temporais e pancadas fortes de chuva (com queda de granizo e rajadas de vento entre 60 e 100km/h), devido à atuação de um cavado, além da incursão de ventos marítimos e umidade que vem da Amazônia, e o reforço de duas áreas de baixa pressão atmosférica (um entre o Paraguai e o Mato Grosso do Sul e outro que se forma entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, como um ciclone extratropical). Os volumes são elevados, de mais de 100mm, entre as regiões da Fronteira Oeste, de Santa Maria, e do noroeste e norte do Rio Grande do Sul, no centro oeste de Santa Catarina e na região da Foz do Iguaçu, como pelo sudoeste e sul do Paraná.
Tempo instável em todo o Sudeste. Os maiores acumulados são previstos em praticamente todo o estado mineiro, no sudoeste fluminense e no sudoeste e noroeste do estado de São Paulo. Não se descarta a ocorrência de temporais à chuva forte, ventanias, queda de granizo e descargas elétricas nos quatro estados da Região, inclusive nas capitais São Paulo, Rio De Janeiro e Belo Horizonte.
Foto: Getty Images
A presença de um cavado atmosférico, além da umidade que vem da Amazônia contribuem para que nuvens carregadas se formem e com potencial para temporais à chuva por toda Região Centro-Oeste e sobre o Mato Grosso do Sul a chuva intensa tem o reforço de uma área de baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e o estado. São esperados chuva bem volumosa no sul do Mato Grosso do Sul, que pode ultrapassar os 100mm, e acumulados elevados de chuva também da região de Dourados (MS) ao Distrito Federal, passando por Goiás e no leste do Mato Grosso.
Na Região Nordeste, tempo firme entre Mossoró, no Rio Grande do Norte, e Paulo Afonso, na Bahia, neste domingo, o sol brilha forte e faz calor, e terá tempo firme. Já nas demais áreas do Nordeste, pancadas de chuva e céu mais nublado. A chuva mais forte ocorre no oeste e sudeste da Bahia até o centro do Maranhão, e entre o Piauí e o oeste da Paraíba e o centro oeste de Pernambuco, como no sudoeste do Rio Grande do Norte e no centro sul do Ceará, além do litoral de Alagoas ao da Paraíba. Atenção que são esperados acumulados expressivos de chuva no oeste da BA e entre MA e PI.
No Norte do país, pancadas de chuva isoladas e pontuais entre o leste do Amazonas e noroeste do Pará. Atenção pelo noroeste ao sul do Amazonas, em Rondônia e no centro norte de Roraima e pontos do Acre a chuva é mais expressiva, com pancadas fortes de chuva, raios e rajadas de vento e se concentra mais entre o fim da tarde e à noite. Com possibilidade para queda de granizo em pontos isolados entre o Acre, Rondônia e o Amazonas.
Alertas meteorológicos para 13/11/2012 - domingo
Atenção para o risco de chuva forte à temporais nas capitais, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Campo Grande, Cuiabá, Porto Velho, Boa Vista, Belém, Teresina, Palmas, João Pessoa, Maceió, Recife.
Perigo para temporais, granizo, vendaval (com ventos de mais de 90km/h) e chuva volumosa (de mais de 100mm) pelo sudoeste e sul do Paraná, no centro oeste de Santa Catarina e no noroeste do Rio Grande do Sul, além da possibilidade no extremo sul do Mato Grosso do Sul.
Alerta para temporal com risco de granizo e rajadas de vento chegando facilmente aos 80km/h na maior parte dos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná, sobre o centro oeste e sul do Mato Grosso do Sul e o noroeste do estado de São Paulo. E temporal de maneira isolada no estado de Goiás, entre o oeste, noroeste ao leste de Minas Gerais, no oeste e parte do sul do Espírito Santo, no Distrito Federal.
Atenção para chuva moderada forte, com raios e ventos por vezes fortes (que alcançam os 70km/h) do noroeste a sul do Amazonas, no norte de Rondônia, sobre boa parte do Mato Grosso, no centro sul, nordeste e leste do Pará, no Maranhão, Piauí, centro sul do Ceará, oeste da Paraíba, sudoeste do Rio Grande do Norte, centro oeste de Pernambuco, do oeste ao sudeste da Bahia, no oeste e sul de Goiás, na Metade sul de Minas Gerais, no Rio de Janeiro e em São Paulo, do noroeste ao sul do Espírito Santo, no centro norte do Mato Grosso do Sul, e sobre o extremo leste de Santa Catarina e do Paraná. Além do litoral de Alagoas até o litoral da Paraíba.
Condições para rajadas de vento constantes sobre o nordeste do Maranhão, norte do Piauí e do Ceará, e no norte e leste do Rio Grande do Norte.
Destaca-se para a chuva bem volumosa no domingo entre os estados gaúcho, catarinense e paranaense e no Mato Grosso do Sul, com previsão de mais de 100 milímetros só neste dia. Atenção para os acumulados elevados, mesmo que pontuais, pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, do Rio de Janeiro e de Goiás, e no Distrito Federal, além de pontos do oeste da Bahia e do Tocantins. E em todas essas áreas mencionadas há potencial para alagamentos, deslizamentos de terra, inundações e destelhamentos de casas e queda de árvores.
A probabilidade maior para queda de granizo no Domingo (12) será em cidades dos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Mato Grosso do Sul, do Paraná, de Minas Gerais, de São Paulo, em Goiás, do Rio de Janeiro, do Sul do Espírito Santo e do Tocantins, no Distrito Federal, no Sul e leste do Mato Grosso. E entre o oeste do Amazonas e em Rondônia, e sobre o oeste da Bahia.