Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Previsão do tempo para o Natal de 2022

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

Oferecido por

 

A semana começa ainda sob influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), reforçada pela passagem de uma frente fria na altura da costa do Espírito Santo que mantém grandes áreas de instabilidade, nuvens carregadas e chuva em grande parte do Brasil. Os estados de Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo, Rio De Janeiro, Mato Grosso, Rondônia, sul do Pará e do Tocantins estão na rota dos volumes extremamente elevados e possibilidade de transtornos. 

 

GettyImages-1340550120

Chuva, temporais, calor e tempo abafado no final de semana de Natal. Foto: Getty Images

 

Alerta máximo para transtornos com chuva muito volumosa e persistente sobre o Rio de Janeiro, sul e zona da mata de Minas Gerias, Espírito Santo e São Paulo, com alto potencial para alagamento, inundações, enchentes e deslizamentos de terra. 

 

Chuva enfraquece em meados da semana


Essa chuva fica mais expressiva vai até o primeiro dia de verão, 21 de dezembro. No final da semana, aos poucos, as áreas de instabilidade enfraquecem, a chuva diminui e a previsão é de sol, aumento das temperaturas e chuvas mais isoladas no final de semana do Natal. 

 

Confira agora como fica o tempo na Véspera e no dia de Natal


Região Sul

Véspera de Natal marcada por muito calor em todas as regiões. Uma nova frente fria chega na noite do dia 24 de dezembro ao sul do Rio Grande do Sul, carregando chuva, ventania e possibilidade de temporais nas áreas de fronteira com o Uruguai. No domingo (25), a chuva se espalha pelo leste do Rio Grande do Sul. Paraná e Santa Catarina não sentem tanto o efeito deste sistema frontal, por isso, o tempo firme predomina, há aumento de nebulosidade ao longo do domingo na faixa leste destes estados. 


Região Sudeste

A chuva começa a enfraquecer em toda a região, Rio de Janeiro e São Paulo tem mais períodos de sol, aumento das temperaturas e as condições são apenas de chuvas mais isoladas e passageiras. No norte de Minas Gerias e do Espírito Santo, tempo parcialmente nublado, mas ainda com chuva de moderada intensidade. Possibilidade de chuva na noite do dia 24 em áreas do cerrado mineiro. No domingo, 25 de dezembro, a chuva aumenta no norte e oeste de Minas Gerais, chove mais cedo em Belo Horizonte, mas o sol predomina no leste de Minas, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. Chuvas rápidas, típicas da estação e concentradas no final do dia, se espalham por SP, RJ e sul de MG. 


Região Centro-Oeste

A véspera de Natal começa com muita chuva sobre Goiás e o Distrito Federal, são aguardas tempestades severas nestas áreas. Ao longo da tarde do dia 24, a chuva com temporais aumenta sobre Mato Grosso, enquanto em Mato Grosso do Sul, a condição de chuva é menor e o tempo mais aberto predomina. No domingo de Natal, chuvas concentradas no final da tarde, em forma de pancadas com trovoadas de vido ao calor e alta umidade. 


Região Nordeste

O Nordeste é uma das regiões com maior potencial para chuva no final de semana de Natal. Alerta máximo para chuvarada, temporais e altos volumes ao longo de todo o dia na Bahia, sul do Piauí e do Maranhão, a chuva acontece inclusive na noite de 24 de dezembro. Pancadas de chuva mais isoladas no norte do Maranhão e do Piauí, interior do Pernambuco e da Paraíba e tempo aberto  nas demais áreas. No domingo (25), o volume de chuva diminui sobre a Bahia, Piauí e Maranhão, mas ainda chove a qualquer momento do dia. Tempo mais aberto, com chuvas rápidas entre o Sergipe e o Ceará. As temperaturas são mais amenas na Bahia, mas o calor prevalece nas demais áreas. 


Região Norte

Chuvas fortes no Tocantins, sul do Pará, na região de Belém e no Amapá no sábado (24). A chuva é mais irregular sobre o Acre e Roraima e o tempo abafado com chuvas passageiras acontecem no Amazonas e em Rondônia. A chuva diminui no Amazonas, até na região de Manaus, não chove em Roraima, mas altos volumes ainda são previstos para a Ilha de Marajó, o leste do Amapá, todo o Tocantins e sudeste do Pará. O calorão persiste, a sensação é de tempo abafado. 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias