Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Primavera termina com muita chuva no Brasil

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Primavera termina com muita chuva no Brasil

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    7 min de leitura

    Oferecido por

     

    Hoje é o último dia da primavera. O verão 2023 começa astronomicamente às 18h48 do dia 21 de dezembro de 2022 e se estende até às 18h24 do dia 20 de março de 2023.

     

    Nesta terça-feira, 20 de dezembro, as áreas de instabilidade de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) espalham muitas nuvens e chuva volumosa sobre vários estados do Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil.

     

    Uma forte infiltração de umidade marítima ocorre sobre o leste de Santa Catarina mantendo condições para chuva frequente e volumosa no litoral e no Vale do Itajaí. Em Florianópolis, em 24 horas, entre 3 horas da madrugada da segunda-feira, 19, e até por volta das 3 horas da madrugada desta terça-feira, já havia chovido de 200 mm a quase 240 mm, pela medição do Epagri-Ciram, o que representa mais chuva do que seria o normal para todo o mês de dezembro, que é aproximadamente 177 mm.

     

    O ar seco predomina sobre grande parte do Nordeste e deixa o tempo firme.

     

     

     

    Previsão do tempo para   20/12/2022 - terça-feira

     

    Região Sul

     

    Mais um dia de muita chuva no leste de Santa Catarina e do Paraná. A chuva ainda pode ser forte nas capitais Curitiba e Florianópolis e no Vale do Itajaí. O sol predomina o dia todo no oeste do Paraná e de Santa Catarina e no centro-oeste e sul do Rio Grande do Sul.  O restante da Região Sul, tem sol e pancadas de chuva com raios a partir da tarde, que podem ser moderadas a fortes na serra catarinense e gaúcha. 

     

    Região Sudeste

     

    Tempo instável no Sudeste com muita nebulosidade e condições para chuva em toda a Região Sudeste. Chove quase o dia todo no leste de São Paulo, no estado do Rio De Janeiro, no centro e oeste de Minas Gerais, no Sul de Minas e na Zona da Mata Mineira e no sul do Espírito Santo. A chuva pode ser forte em alguns momentos. Pode chover a forte nas capitais São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Vitória.

    Alerta para grandes volumes de chuva no litoral norte e de São Paulo que podem ocasionar alagamentos, transbordamento de rios e queda de barreira.

    O sol já aparece na maior parte do dia no extremo oeste São Paulo e a chuva por lá é passageira. Mas as outras áreas do Sudeste permanecem com muita nebulosidade e condições para chuva a qualquer hora.

    Ressaca e mar agitado de São Sebastião (SP) até Búzios (RJ), com ondas de 2,5 m a 3,0m 

     

    Região Centro-Oeste

     

    O tempo continua muito instável em quase toda a Região Centro-Oeste. A presença das áreas de instabilidade de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul deixam quase toda a Região com muitas nuvens e pancadas de chuva frequentes. Há risco de raios e de chuva forte. Pode chover forte nas capitais Cuiabá, Goiânia  e Brasília.

    Em Mato Grosso do Sul, o sol já aparece o dia todo, mas algumas pancadas de chuva ainda podem ocorrer por quase todo o estado. O sol e o tempo predominam na fronteira com o Paraguai.

     

     

     

     

    Região Nordeste

     

    Grande parte do Nordeste tem sol o dia todo. Pancadas de chuva com raios podem ocorrer no Maranhão, no Piauí (exceto na divisa com o Ceará e o sertão de Pernambuco), no oeste da Bahia e no Vale do São Francisco.   

    Chuva passageira ocorre no litoral desde o sul da Bahia até Alagoas

     

    Região Norte

     

    Áreas de instabilidade da ZCAS continuam influenciando grande parte do Norte do Brasil. Quase toda a Região tem um dia com muitas nuvens, períodos com sol e pancadas de chuva frequentes, com risco de chuva forte e de raios. A chuva deve ser mais volumosa no Amazonas, leste do Acre, em Rondônia e no sul do Pará.

     

    Alertas meteorológicos para   20/12/2022 - terça-feira

     

    Atenção para o risco de chuva forte nas capitais Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Vitória, Goiânia, Brasília, Cuiabá, Porto Velho, Rio Branco, Manaus, Palmas

     

    Alerta especial: perigo de chuva volumosa e de temporal na madrugada e manhã no litoral norte de São Paulo e pela manhã e à tarde no litoral norte de Santa Catarina. É grande o potencial para alagamentos, transbordamento de rios e deslizamentos de encostas.

     

    Alerta para temporais no leste de Santa Catarina, no litoral do Paraná, no leste e norte de São Paulo, em Minas Gerais (exceto no norte e leste do estado), no estado do Rio de Janeiro, no sul do Espírito Santo, em Goiás, no Distrito Federal,em Mato Grosso (exceto no sul e oeste do oeste do estado), Rondônia, centro-leste do Acre, centro, sul e leste do Amazonas, norte do Amapá, oeste e sul do Pará. 

    No Sul de Minas, a situação é de alerta para temporal na madrugada e manhã e atenção à tarde.

     

    Atenção para chuva moderada forte, com ventos por vezes fortes no litoral norte e na serra do Rio Grande do Sul, na serra e planaltos sul e norte de Santa Catarina, na Grande Curitiba, no centro-sul e noroeste de São Paulo, no centro-sul do Espírito Santo, no norte de Mato Grosso do Sul, no sul e oeste de Mato Grosso, no oeste do Acre, oeste e norte do Amazonas , sul de Roraima, no centro-norte e leste do Pará, no Tocantins, no oeste da Bahia, no noroeste de Minas e no Vale do Rio Doce, em Minas Gerais, no oeste da Bahia, centro-sul do Maranhão 

     

    Alerta para ressaca e mar agitado de São Sebastião (SP) até Búzios (RJ), com ondas de 2,5 m a 3,0m 

     

     

     

     

     

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias