Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Verão começa com herança da primavera: ZCAS

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

2 min de leitura

Oferecido por

Nesta quarta-feira, às 18h48 (horário de Brasília)  começa o verão 2023 no Hemisfério Sul, que se estende até às 18h24 do dia 20 de  março. A nova estação herda da primavera a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que segue ativa e provocando tempestades com  rajadas de vento de 50 a 70 km/h, em média, no centro-norte do Brasil.

 

A chuvarada deste episódio de ZCAS abrange estados como o Espírito Santo, o centro-norte e litoral sul do Rio De Janeiro,  parte de Minas Gerais, de Goiás, do Mato Grosso, do Pará e do Amazonas. As  capitais na rota dos temporais são: Vitória, Belo Horizonte, Goiânia,  Brasília, Cuiabá e Manaus.

 

 

Chuva forte sobre Ibitiara (BA), por Climaaovivo

 

Tendência

 

Na quinta-feira, 22 de dezembro, a ZCAS continua formando  nuvens muito carregadas sobre o Espírito Santo, na porção norte e no leste  de Minas Gerais, sobre oeste e o sul da Bahia, no sul do Tocantins e no  centro-norte de Mato Grosso.

 

Além da atuação da ZCAS, uma área de baixa pressão atmosférica se organiza no mar, na altura do litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, e contribui para a formação das instabilidades na quarta-feira. Na quinta-feira, esta baixa pressão dará origem a uma frente fria, reforçando as nuvens carregadas em áreas do Sudeste e do estado da Bahia.

 

Na sexta-feira, 23, ainda chove forte entre no norte de Minas Gerais, na Bahia e no Tocantins, mas a ZCAS já começa a se desconfigurar, saindo de cena no sábado, 24 de dezembro.

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias