Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Risco de chuva forte em quase todas as Regiões do país

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Risco de chuva forte em quase todas as Regiões do país

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    7 min de leitura

    Oferecido por


    Muitas nuvens carregadas crescem sobre quase todos os estados brasileiros provocando fortes pancadas de chuva. A maior parte do país está coberta de ar úmido e quente, que permite a formação das grandes nuvens. 

    O sistema de alta pressão atmosférica do Atlântico (ASAS) se aproximou da costa do Sudeste reduzindo a nebulosidade e as condições para chuva sobre o Espírito Santo, parte de Minas Gerais e da Bahia. 

    A Zona de Convergência Intertropical espalha nuvens de chuva entre o Amapá e o Ceará.

    A presença de uma grande área de baixa pressão atmosférica e a circulação de ventos na média e alta atmosfera estimulam a formação de nuvens carregadas sobre o Sul do Brasil, Mato Grosso do Sul e São Paulo, aumentando o risco de temporais.

     

    Temporal em Santo Antonio do Descoberto (GO) 3-2-23 - Foto: Climaaovivo

     

     

    Previsão do tempo para  04/02/2023 -sábado


    Sábado quente, com pancadas de chuva com raios e em todas as  Regiões do Brasil

     


    Região Sul

    Uma área de baixa pressão atmosférica atua na costa da Região Sul do Brasil e estimula a formação de muitas nuvens carregadas nos três estados. O sol predomina o dia todo e não chove apenas no oeste do Rio Grande do Sul. No centro, norte e leste do Paraná, pode chover a qualquer hora, mas ocorrem alguns períodos com sol. Nas demais áreas do Paraná, no centro, leste e sul de Santa Catarina e no litoral gaúcho ocorrem pancadas de chuva com raios, mas com períodos de sol. Para as outras regiões do Sul, a previsão e de sol e chuva isolada, sem raio.

     


    Região Sudeste

    O sistema de Alta Pressão Atmosférica do Atlântico (ASAS) deixa o Espírito Santo, o Centro, Norte e Leste de Minas Gerais com poucas nuvens e sol forte. Não chove nestas áreas. Para as demais regiões de Minas Gerais e no Rio De Janeiro, a previsão é de sol no decorrer do dia e pancadas de chuva com raios à tarde e em parte da noite. Pode chover forte no Sul do Rio de Janeiro, no Sul de Minas e no Triângulo Mineiro. O tempo fica mais instável no estado de São Paulo, com muitas nuvens desde cedo, alguns períodos com sol e pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite, mas pode chover um pouco já pela manhã.  

     

    Cidade do Rio de Janeiro deve ser a capital mais quente do país e pode ter recorde de calor para este ano.

     


    Região Centro-Oeste

    Calor e muita umidade no Centro-Oeste neste sábado. A maioria das áreas da Região passa o dia com muitas nuvens, períodos com sol e pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite. 

    Em Mato Grosso do Sul e no oeste de Mato Grosso, as nuvens ficam mais carregadas e pancadas de chuva podem ocorrer a qualquer hora. Tem risco de chuva forte e de raios em todo o Centro-Oeste.. 

     


    Região Nordeste

    A Zona de Convergência Intertropical influencia o norte do Nordeste. Os estados do Maranhão e do Piauí têm períodos com sol e pancadas de chuva com raios.  Chove várias vezes no decorrer do dia. 

    Muito sol o dia todo no sudoeste da Bahia, no interior do Rio Grande do Norte, no sertão da Paraíba, Agreste de Pernambuco e no interior de Sergipe e de Alagoas. No oeste e noroeste da Bahia e no sertão de Pernambuco, o sol aparece e ocorrem pancadas de chuva com raios. No Ceará, pelo leste e litoral da Bahia, no litoral desde Sergipe até o Rio Grande do Norte, o sol aparece forte e chove rapidamente. 

     


    Região Norte

    Áreas de instabilidade crescem sobre a Região Norte do Brasil, com a grande disponibilidade de ar quente e úmido. A proximidade da ZCIT - Zona de Convergência Intertropical - reforça a chuva sobre o Pará e o Amapá.

    Toda a Região Norte tem um dia com muitas nuvens, períodos com sol e pancadas de chuva com raios, que podem ocorrer a qualquer hora. Há risco de chuva forte. 

     

     

    Alertas meteorológicos para  04/02/2023 -sábado


    Atenção para o risco de chuva moderada forte nas capitais Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Campo Grande, Cuiabá, Porto Velho, Rio Branco, Manaus, Macapá, Belém e São Luís 

     

    Alerta para temporais no norte do Paraná, no centro, oeste e noroeste de São Paulo, no Sul de Goiás, no centro, leste e norte de Mato Grosso do Sul, no sul e norte de Mato Grosso, no centro e norte de Rondônia, região de Rio Branco (Acre), no Amazonas (exceto no oeste do estado), no Amapá, litoral e sudoeste do Pará.

     

    Atenção para chuva moderada a forte, com raios e ventos por vezes forte no litoral norte e na serra do Rio Grande do Sul, no centro, sul e leste de Santa Catarina, no centro, leste e noroeste do Paraná, no centro, sul, leste e norte de São Paulo, no sul do Rio de Janeiro, no Triângulo Mineiro e Sul de Minas, no oeste e sudeste de Mato Grosso do Sul, no centro, oeste e leste de Mato Grosso, em Goiás (exceto no sul do estado), no Distrito Federal, no Acre (exceto região de Rio Branco), no oeste do Amazonas, no sul de Roraima, no Pará (exceto no litoral e sudoeste do estado), no Tocantins, o Maranhão, sul e sudoeste do Piauí.

     

    Atenção para chuva moderada na região de Recife

     

     

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias