Oferecido por
Calor e alta umidade mais a presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) próximo a costa do Ceará, aumenta a precipitação em diversas áreas do norte do país.
Por isso, a reta final de fevereiro segue com alto potencial para temporais e previsão de chuva volumosa no Acre, Amazonas, Pará, Maranhão, Amapá e Tocantins.
Fevereiro termina com as instabilidades tropicais causando bastante chuva em todo centro-norte do país, sendo que estas chuvas vem acompanhadas de raios e trovões. No momento da tempestade, busquem abrigo e não fiquem expostos. Apesar da chuva, o sol aparece e intercala com períodos de calor.
Ferramenta SMAC da Climatempo observa chuva e raios em tempo real
Plataforma SMAC mostra temporais com muitos raios em Palmas-TO.
Pelo Sistema de Monitoramento e Alerta da Climatempo (SMAC) era possível observar o deslocamento da instabilidade pelo estado do Tocantins na tarde deste sábado (25). Na imagem estão plotados os dados do satélite GOES-16 e sensores de descargas atmosféricas da Earth Networks. A plataforma permite acompanhar em tempo real as condições meteorológicas atuais, e além dos dados de satélite e de raios, também é possível ter acesso à dados em tempo real de estações meteorológicas, radares, e também os dados de nowcasting elaborado pela equipe Climatempo.