Oferecido por
A frente fria avança pela costa do Espírito Santo e no sul da Bahia, causando fortes rajadas de vento e acumulados de chuva elevados, com risco para transtornos. O forte ciclone extratropical, associado a esse sistema frontal, ajuda nos ventos fortes e de ressaca e mar agitado pela costa de São Paulo e do Rio De Janeiro, além de parte da costa do Sul do Brasil.
Instabilidades fortes e com acumulados elevados seguem pelos estados das Regiões Norte e Nordeste do país, sendo que do nordeste do Pará ao Rio Grande do Norte há a influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que se forma pelo encontro dos ventos nos dois hemisférios, e mais a circulação dos ventos em altitude, e na maior parte dessas áreas é mais pela alta umidade e o calor, além de instabilidades tropicais.
Atrás do sistema frontal avança uma massa de ar frio em boa parte do Sul do país e parte do Sudeste, e ajuda a diminuir as temperaturas nessas áreas, com valores mais baixos no amanhecer sobre a serra gaúcha, catarinense e no sul paranaense, com risco inclusive de geada.
Previsão do tempo para o Brasil para 02/04/2023 - domingo
Na Região Sul: Domingo com diminuição de temperatura e possibilidade de geada nos pontos mais altos da serra gaúcha e catarinense, além do sul do Paraná. O tempo é estável no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e em grande parte do Paraná, exceto no norte, onde há pancadas de chuva e vento, e chuvisco entre a região metropolitana de Curitiba e o litoral paranaense.
Na Região Sudeste: Domingo com chuva forte nas primeiras horas do dia e volumes de água elevados no litoral norte de São Paulo e sobre o estado do Rio de Janeiro, e no decorrer do dia com pancadas de chuva em Minas Gerais, noroeste e nordeste de São Paulo e no Espírito Santo. Os acumulados são altos e com temporais no estado capixaba. Chuvisca na Baixada Santista e sobre a Grande São Paulo no início e no final do dia.
No Centro-Oeste: O domingo será de tempo firme e bastante sol no interior de Mato Grosso do Sul, enquanto ainda há condições para pancadas de chuva fortes e temporais localizados no Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e extremo norte Mato Grosso do Sul. Pancadas mais isoladas no pelo sudoeste do sul-mato-grossense. E essas instabilidades estão relacionadas ao calor, alta umidade e a presença de um cavado.
No Nordeste: Este dia também terá tempo firme e muito sol no interior da Bahia, em Sergipe, em Alagoas, no sudeste do Piauí e parte de Pernambuco, por outro lado, chuva forte e volumosa no Rio Grande do Norte, no Piauí, Maranhão e Ceará, com risco de danos, devido à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). A chuva aumenta e há previsão de volumes altos no sul baiano e com ventania, por conta de uma frente fria, e instabilidades mais isoladas no oeste da Bahia.
Temporais e chuva forte em boa parte da Região Norte. Muito por influência do calor, da alta umidade e instabilidades tropicais, e com acumulados mais altos sobre o Amazonas, Pará, sul do Amapá e de Roraima, pelo Acre e no norte de Rondônia.
Foto: Getty Images
Alertas meteorológicos para 02/04/2023 - domingo
Atenção para o risco de chuva forte e temporais nas capitais: Macapá, Manaus, Rio Branco, Porto Velho, Cuiabá, Belém, São Luís, Teresina, Fortaleza, Natal, Brasília, Goiânia, Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro.
Chuva moderada em Recife e em João Pessoa.
Alerta para o risco de temporais, com raios e rajadas de vento, sobre boa parte do Amazonas e do Pará, no norte do Maranhão, do Piauí e do Ceará, no norte e oeste do Rio Grande do Norte, no norte e leste do Mato Grosso, no norte de Goiás, no Distrito Federal e no nordeste e leste do Espírito Santo.
Atenção para o risco de chuva moderada a forte, com raios e vento por vezes forte no sudoeste e extremo norte do Amazonas, em Rondônia, no Acre, no oeste e sul de Roraima, no norte e extremo sudeste e leste do Pará, no Amapá, no centro sudoeste do Maranhão, no extremo sul, sudoeste e norte do Tocantins, no centro do Piauí, no sul e leste do Rio Grande do Norte, no centro sul do Ceará, no centro norte e oeste da Paraíba, no norte de Pernambuco, no extremo nordeste, centro sul e sudoeste do Mato Grosso, na metade sul de Goiás, na maior parte de Minas Gerais, no leste do estado de São Paulo (no Vale do Paraíba), sobre todo o estado do Rio de Janeiro, do sul ao noroeste do Espírito Santo, no sul da Bahia, e extremo norte do Mato Grosso do Sul.
Atenção para chuva moderada no leste de Pernambuco e da Paraíba.
Possibilidade de granizo no domingo sobre pontos de Minas Gerais e do Espírito Santo, e no sul de Goiás.
Previsão de acumulados de chuva bem elevados e risco para danos (como deslizamentos de terra e inundações) sobre o litoral e norte do Espírito Santo, no sul da Bahia, no norte do Mato Grosso, no sul e oeste e centro sul do Amazonas, no oeste, sul e nordeste do Pará, no norte do Maranhão, do Piauí e do Ceará, no Rio Grande do Norte, e no oeste da Paraíba, além do Acre e de parte de Rondônia.
Com chuva forte e com volumes expressivos ainda no litoral norte de São Paulo e em pontos do Rio de Janeiro, como na Costa Verde, Grande Rio e na região dos Lagos, na primeira metade do domingo (02), madrugada e começo da manhã.
Durante a chuva forte e os temporais, as rajadas de vento devem chegar a variar entre 50 e 70km/h, na média, mas podendo superar esses valores, isso durante a aproximação e atuação da chuva intensa.
Mas, o vento pode ser constante e forte na madrugada do domingo (02) sobre o litoral de São Paulo, na Costa Verde, região metropolitana do Rio de Janeiro e dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro, com valores que chegam facilmente aos 80km/h, e no decorrer do dia ficando entre 40 a 60km/h nessas áreas. E de maneira constante ao longo do domingo (02), de 50 a 70km/h do norte fluminense ao sul baiano, passando pelo Espírito Santos, e entre 40 e 50km/h do centro ao noroeste do estado de São Paulo e no leste do Mato Grosso do Sul.
Alerta para ressaca no litoral do Rio Grande do Sul ao do Rio de Janeiro no domingo (02), desde Chuí, no litoral sul gaúcho, ao de São João da Barra, no litoral norte fluminense. Com ondas do mar chegando a variar na média entre 2,5 e 4 metros de altura ao longo deste dia.
Ainda há possibilidade de geada sobre a serra catarinense nas primeiras horas do domingo (02), e uma possibilidade menor na serra gaúcha e no sul do Paraná.