Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Geada no Sul e Sudeste neste domingo e mais chuva no Nordeste

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

7 min de leitura

Oferecido por

Domingo é de pancadas de chuva concentradas nos estados da Região Norte, sobre o norte e leste da Região Nordestina, pelo noroeste e norte do Mato Grosso e no Rio Grande do Sul.

 

Atenção para os acumulados mais elevados e risco para alagamentos e demais transtornos, em especial, sobre Sergipe, Alagoas, Amazonas, Pará e o Amapá. 


Teremos a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) no norte do país, uma frente fria estacionária no leste do Nordeste, somada a um cavado meteorológico em altitude, e no sul do país a passagem de outra frente fria, somada a um corredor de umidade. 

 

 

Previsão do tempo para o Brasil para 04/06/2023 - domingo

 

No início do domingo, há previsão de nevoeiro do nordeste gaúcho ao sul da Bahia, passando pelos estados do Sudeste, Paraná e Santa Catarina. Isso se deve às baixas temperaturas e alta umidade durante a madrugada e manhã.

 

Porém, atenção a atuação de uma frente fria estacionária na costa do Nordeste, juntamente com a umidade vinda do mar e um cavado meteorológico nos altos níveis da atmosfera, que contribuem para a formação de nuvens carregadas e chuvas frequentes com acumulados elevados em Alagoas, Sergipe, nordeste baiano e o leste pernambucano. E existe potencial para transtornos.

Vale ressaltar que o cavado é uma ondulação do fluxo de ventos no sentido horário no hemisfério sul, onde também há uma tendência de queda da pressão atmosférica. Neste caso, atua a uma altitude superior a 9 km no nordeste.

 

Além disso, é esperada chuva desde o sul baiano até o litoral do Rio Grande do Norte, assim como do Ceará até o Acre, Roraima e norte do Mato Grosso. A chuva será também mais forte e com acumulados pontualmente altos no centro norte do Amazonas, sobre o Pará, pontos de Roraima e também no estado gaúcho, com maior intensidade nas áreas próximas ao Uruguai.

 

No norte do país, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) contribui para o aumento das instabilidades na região, em especial sobre o Amapá, juntamente com o calor e alta umidade do ar, isso já sobre boa parte da Região Norte. E sobre o Amapaense pode ter acumulados pontualmente altos de chuva.

 

Destaca-se a passagem de uma nova frente fria no estado gaúcho, com seu ciclone extratropical na costa, juntamente com um corredor de umidade proveniente da Região Norte, causando pancadas de chuva no centro-sul do Rio Grande do Sul, com maior intensidade nas áreas de fronteira com o Uruguai, onde a chuva acontece ao longo do dia.

 

Entre o sul do país e o sul da Bahia, uma área de alta pressão atmosférica inibe a formação de nuvens de chuva em grande parte da região e traz uma massa de ar mais frio, especialmente entre as Regiões Sul e Sudeste.
Inclusive há o risco de geada nas primeiras horas do dia novamente na região da Serra e no planalto catarinense, no sul do Paraná e na Serra da Mantiqueira (entre o sul mineiro e a região de Campos do Jordão, no estado de São Paulo). 

 

 

Alertas meteorológicos para 04/06/2023 - domingo

 

Atenção para o risco de chuva moderada a forte à temporais nas capitais Manaus, Porto Velho, Rio Branco, Boa Vista, Belém, Macapá, São Luís, Aracaju e Maceió.

 

Chuva moderada em Salvador e em Recife.

 

 Alerta para temporais em Sergipe, no leste de Alagoas, no extremo nordeste da Bahia, com previsão de acumulados pontualmente elevados. 

 

Atenção para o risco de chuva moderada a forte e de raios na maior parte do Amazonas, no Acre, em Rondônia, no noroeste do Mato Grosso, no norte do Pará, em Roraima,no Amapá, no norte do Maranhão, no norte do Piauí, no oeste do Rio Grande do Sul. 

 

Chuva moderada Recôncavo Baiano e parte do norte da Bahia, no oeste de Alagoas e no sudeste e leste de Pernambuco. 

 

Atenção: Possibilidade de geada na região serrana e planalto de Santa Catarina, no sul do Paraná e na serra da Mantiqueira, na área de divisa do Sul de Minas com o Vale do Paraíba (no estado de São Paulo).

 

No que diz respeito aos ventos: Na Região Nordeste, a circulação dos ventos provoca ventos moderados sobre o Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, no norte da Bahia, com velocidades entre 40 e 50km/h. 

Em áreas com previsão de chuvas fortes e tempestades, as rajadas de vento podem atingir os 70km/h.

Já no Sul do país, os ventos são constantes e variam também entre 40 e 50km/h, devido à influência do sistema frontal.

 

A umidade do ar ficará abaixo dos 30% no sul do Maranhão, centro sul do Piauí, no oeste da Bahia, no Tocantins, sobre Goiás, no sul e leste do Mato Grosso, em Goiás, no Distrito Federal, no Mato Grosso, no centro norte de São Paulo, no extremo norte do Paraná, no extremo sudeste do Pará, no oeste e noroeste de Minas Gerais e no Triângulo Mineiro.

 

Os acumulados de chuva mais altos no domingo acontecem sobre o Pará, Sergipe, Alagoas, no extremo nordeste da Bahia, no Amazonas, em Roraima, com risco para alagamentos. Os volumes de água podem ser pontualmente elevados no oeste e sul gaúcho e no Amapá neste dia também. 

 

Veja previsão para os próximos dias: Junho com previsão de frentes frias e frio no Sul do país!

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias