Oferecido por
Uma nova frente fria avança sobre o Rio Grande do Sul espalhando nuvens carregadas sobre o estado, com potencial para provocar chuva forte e ventos fortes no decorrer do dia. Mas estas nuvens não conseguem avançar sobre os demais estados da Região Sul.
Uma massa de ar quente e seco predomina sobre o Sudeste, o Centro-Oeste e o interior do Nordeste do Brasil, além do Tocantins. Faz muito calor nestas áreas e poucas nuvens se formam.
O ar úmido e quente predomina sobre o Norte do país permitindo a formação de nuvens de chuva em grande parte da Região.
Ventos marítimos moderados a fortes injetam muita umidade no leste do Nordeste.
Calor , ar seco e chuva forte no Brasil nesta terça-feira (Foto: Getty Images)
Previsão do tempo para o Brasil para 12/09/2023 - terça-feira
Região Sul
Áreas de instabilidade de uma frente fria se espalham sobre o Rio Grande do Sul e provocam chuva forte no decorrer do dia em todo o estado. No norte gaúcho (região de Passo Fundo e da serra gaúcha), ainda faz sol de manhã e as pancadas de chuva só começam durante a tarde. A chuva mais persistente e volumosa ocorre sobre o centro-sul do Rio Grande do Sul
Atenção: rios no RS estão em alerta para cheias
Nos estados do Paraná e de Santa Catarina, o tempo seco e sol forte ainda predominam, mas pode chover à tarde e à noite na serra catarinense e no litoral sul de Santa Catarina. Essa chuva virá com raios e pode ser moderada a forte. As rajadas de vento no alto da serra catarinense podem chegar aos 100 km/h
Faz muito calor no Paraná e o estado tem um dia com pouca nebulosidade .
Região Sudeste
Uma massa de ar seco predomina sobre o Sudeste do Brasil. A baixa umidade do ar inibe a formação e crescimento das nuvens, apesar do calor.
Todas as áreas dos estados de São Paulo e do Rio De Janeiro e a maioria das regiões de Minas Gerais passam o dia com sol forte e poucas nuvens. Pode chover fraco em alguns locais do Vale do Rio Doce e do Vale do Jequitinhonha. Sol e muito calor nas capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
No Espírito Santo, o sol aparece, mas podem ocorrer pancadas de chuva durante o dia, de curta duração e fracas.
Região Centro-Oeste
Uma massa de ar seco predomina sobre o Centro-Oeste do Brasil. A baixa umidade do ar inibe a formação e crescimento das nuvens, apesar do calor.
Quase todo o Centro-Oeste tem um dia com sol forte e poucas nuvens. Algumas pancadas de chuva poderão ocorrer à tarde e à noite no oeste e noroeste de Mato Grosso e na fronteira de Mato Grosso do Sul com a Bolívia e o norte do Paraguai.
A umidade no ar fica baixa, entre 21% e 30%, em grande parte da região.
Temperaturas em torno dos 40°C devem ser registradas em Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul.
Cuiabá deve ser a região mais quente do Brasil, com temperatura prevista em 42°C à tarde.
Região Nordeste
O ar seco e quente predomina sobre o Nordeste do Brasil deixando a maior parte da Região sem condições para chuva.
O sol aparece forte pelo interior dos estados e o tempo fica seco. O litoral também tem sol o dia todo, mas há condições para pancadas de chuva a qualquer hora desde o litoral do Maranhão até o sul da Bahia, na Zona da Mata e no Agreste no leste da Região. Há condições para pancadas de chuva na Chapada Diamantina e no Planalto da Conquista, na Bahia, mas o sol aparece.
A chuva é mais frequente no litoral sul da Bahia e no litoral de Sergipe.
Região Norte
O ar úmido está espalhado por quase todo o Norte do Brasil e nuvens carregadas crescem em quase toda a região.
O ar seco e quente predomina sobre o sudeste, leste e nordeste do Pará, no Tocantins e no Amapá. Não há condições para chuva nessas áreas.
Já no litoral, no centro e oeste do Pará, no Amazonas, em Roraima, no Acre e em Rondônia, o sol aparece na maior parte do dia, mas ocorrem pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite. Essas pancadas, em geral, são de curta duração e em pequenas áreas.
A chuva é mais frequente em Roraima e no noroeste do Amazonas.
Há risco de chuva moderada forte em Roraima e no Amazonas.
Alertas meteorológicos para 12/09/2023 - terça-feira
Atenção para chuva moderada forte nas capitais Porto Alegre, Manaus e Boa Vista.
Alerta especial: perigo de temporais e chuva volumosa, com potencial para transtornos como alagamentos, raios e rajadas de vento de até 80 km/h, no centro-sul do Rio Grande do Sul.
Alerta para temporais (raios e rajadas de vento de até 80 km/h) no centro-oeste gaúcho (região de São Luiz Gonzaga) e centro-leste do Rio Grande do Sul, incluindo a Grande Porto Alegre e região de Torres, no noroeste do Amazonas e noroeste de Roraima
Atenção para chuva moderada forte e raios, rajada de vento com até 70 km/h no norte do Rio Grande do Sul (inclui planalto e serra), na serra e no litoral sul de Santa Catarina, no litoral sul da Bahia, no Amazonas (exceto no noroeste do estado), em Roraima (exceto no noroeste do estado)
Atenção para chuva moderada no litoral entre Salvador e Maceió.
Atenção para o ar seco, com níveis de umidade do ar entre 11% e 20% em Goiás (exceto no leste do estado), no leste e sudeste de Mato Grosso, no centro, sul e oeste do Tocantins, no Triângulo Mineiro, no centro, norte e oeste de São Paulo, no centro, leste e norte de Mato Grosso do Sul