Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuva de frente fria no Sudeste e no Centro-Oeste

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

9 min de leitura

Oferecido por

Áreas de instabilidade que estavam sobre o Sul do Brasil e sobre o Paraguai se organizaram como uma frente fria. As nuvens carregadas desta frente fria avançaram sobre o Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo. Nesta quinta-feira, a nebulosidade e a chuva da frente fria chegam ao Rio De Janeiro, ao centro-sul de Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal.

 

O ar frio de origem polar que veio com a frente fria se espalha sobre o Sul do Brasil e avança sobre São Paulo, Mato Grosso do Sul, oeste e sul de Mato Grosso causando uma acentuada queda da temperatura.

 

Um ciclone extratropical se formou sobre o mar, no litoral do Rio Grande do Sul e no decorrer desta quinta-feira se movimenta rapidamente para alto-mar, afastando-se do Sul do Brasil. 

 

O ciclone não passa sobre os estados da Região Sul e não avança para o Sudeste.

 

O ar seco e quente ainda predomina sobre o norte de Minas, interior do Nordeste, Pará, Amapá e Tocantins deixando estas áreas com poucas nuvens;

 

 

Recordes de calor em capitais em 13/9/23 e possíveis recordes em 14/9

 

 

Foto: iStock

 

Previsão do tempo para o Brasil para 14/09/2023 - quinta-feira


Região Sul


O ar frio de origem polar avança sobre o Sul do Brasil e as nuvens carregadas vão saindo da Região no decorrer do dia. A chuva vai diminuindo e parando durante a tarde e à noite.

 

O ciclone extratropical que se formou na noite de ontem no litoral gaúcho se afasta rapidamente para o alto-mar. Mas ainda podem ocorrer rajadas de até 80 km/h no litoral sul de Santa Catarina e litoral norte do Rio Grande do Sul. As rajadas tendem a diminuir durante a tarde.

 

No Rio Grande do Sul, ainda chove na madrugada, pela manhã em parte da tarde no litoral, nas lagoas Mirim e dos Patos, na Grande Porto Alegre e na serra. O sol começa a aparecer à tarde e a chuva deve parar à noite. No centro, norte e sul do estado, chove na madrugada e manhã, mas a chuva para à tarde e o sol aparece. O centro-oeste gaúcho já tem um dia sem chuva, com sol aparecendo já pela manhã.

 

No oeste, centro e sul de Santa Catarina, chove na madrugada e manhã, a chuva para à tarde e o sol aparece. No leste catarinense, no planalto norte e no Vale do Itajaí, o sol aparece já pela manhã entre muitas nuvens.

 

No Paraná, ainda chove no norte e leste do estado, mas podem ocorrer períodos com sol à tarde. Nas demais regiões do estado, o sol  aparece entre muitas nuvens e não chove mais.

Faz frio o dia todo no Sul do Brasil.

 


Região Sudeste

 

Uma frente fria avança sobre a Região Sudeste causando aumento da nebulosidade chuva em várias áreas da região.

 

No estado de São Paulo,  o dia segue com muita nebulosidade e as pancadas de chuva acontecem várias vezes.  Na madrugada,  a chuva se concentrava em áreas próximas ao Paraná,  mas vai se espalhando por todo estado no decorrer do dia.  Pode chover forte e a temperatura vai caindo ao longo do dia.

 

No estado do Rio de Janeiro,  no Triângulo Mineiro e no centro-sul de Minas Gerais,  O sol ainda aparece pela manhã,  a nebulosidade vai aumentando e as pancadas de chuva ocorrem à tarde e à noite.  Há risco de raios e pode chover com moderada forte intensidade em alguns locais.  Na região de Belo Horizonte só deve chover à noite.  no Grande Rio já pode subir à tarde. O calor diminui em todas essas áreas.

 

No Espírito Santo,  no Norte e Leste de Minas Gerais,  o tempo seco e quente ainda predominam e o sol aparece forte o dia todo.


Região Centro-Oeste

 

Uma frente fria está avançando sobre a região Centro-Oeste do país,  causando aumento da nebulosidade pancadas de chuva em toda a região.  

 

No oeste e sul de Mato Grosso do Sul, pode chuviscar durante a madrugada e pela manhã,  mas o sol já começa aparecer à tarde.  Nas outras áreas de Mato Grosso do Sul,  ainda deve chover na madrugada e pela manhã, mas à tarde o sol também já aparece entre muitas nuvens.

 

A temperatura tem acentuada queda em Mato Grosso do Sul, especialmente à tarde e à noite.

 

No oeste sul de Mato Grosso,  esta quinta-feira é com muita nebulosidade e pancadas de chuva e com temperatura amena por causa da influência do ar frio de origem polar.  Em quase todas as outras áreas de Mato Grosso, o sol e o calor ainda predominam, mas ocorrem pancadas de chuva.  Só não deve chover no extremo nordeste do estado .

 

O sol forte e o tempo seco ainda predominam no extremo norte de Goiás.  Nas demais áreas de Goiás e no Distrito Federal,  o sol aparece em grande parte do dia,  faz calor e há previsão de pancadas de chuva à tarde e à noite.  Deve chover em Goiânia e também em Brasília.

 


Região Nordeste 

 

Uma grande massa de ar seco predomina sobre o Nordeste do Brasil deixando quase toda a Região com pouca nebulosidade e sem condições para a chuva.

Algumas pancadas de chuva acontecem no litoral, nas áreas de Agreste e da Zona da Mata desde o sul da Bahia até o leste do Rio Grande do Norte. Também podem ocorrer pancadas de chuva no litoral do Ceará, do Piauí e do Maranhão, mas o sol aparece o dia todo.

 

Faz muito calor no interior do Nordeste, com temperaturas próximas dos 40°C no interior do Maranhão e do Piauí.


Região Norte

 

Uma massa de ar seco predomina sobre o Pará, no Tocantins, no Amapá e em Roraima. Estes estados passam o dia com muito sol e pouca nebulosidade. Há possibilidade de pancadas de chuva a partir da tarde apenas no litoral do Pará.

O leste e o nordeste do Amazonas, incluindo Manaus, também têm um dia com sol e sem chuva.

Nas demais áreas do Amazonas, em Rondônia e no Acre, o ar úmido e quente predomina e muitas nuvens carregadas se formam provocando várias pancadas de chuva com raios. Há risco de temporais nessas áreas.


Alertas meteorológicos para 14/09/2023 - quinta-feira


Atenção para chuva moderada a forte nas capitais Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Campo Grande, Cuiabá, Porto Velho e Rio Branco 


Atenção: o estado do Rio Grande do Sul está em alerta para cheia dos rios. Fique atento às orientações da Defesa Civil.


Alerta para temporais no leste de São Paulo, no Sul de Minas e no estado do Rio de Janeiro, no Acre e na fronteira de Rondônia com a Bolívia. Rajadas de vento com até 70 km/h podem ocorrer nestas áreas.


Atenção para chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento de até 60 km/h no leste e nordeste do Rio Grande do Sul, na serra e no litoral sul de Santa Catarina,  no oeste, norte, centro e sul de São Paulo, no Triângulo Mineiro, no Sul de Minas e na Zona da Mata Mineira, no oeste, centro, sul e noroeste de Mato Grosso, em Rondônia, exceto na fronteira com a Bolívia, e no  sul do Amazonas


Alerta para ressaca pela manhã de Torres a Rio Grande, no litoral do Rio Grande do Sul, e de mar agitado no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro

 

Alerta para o ar muito seco, com níveis de umidade entre 11% e 20% no Tocantins, no sul e sudoeste do Maranhão, no sul do Piauí, oeste da Bahia e no leste do Pará

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias