1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Quase 40°C no Rio e São Paulo tem 2º dia mais quente em setembro
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Quase 40°C no Rio e São Paulo tem 2º dia mais quente em setembro

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

Oferecido por

A  onda de calor que se instalou sobre o Brasil nos últimos dias do inverno, Ganhou força neste fim de semana,  o primeiro da primavera de 2023.  A nova estação teve início astronômico às 3:50 da madrugada do sábado,  23 de setembro


O calor aumentou neste domingo em todas as regiões do país e algumas capitais registraram novos recordes de calor para o ano de 2023.


Confira os novos recortes com dados do Instituto Nacional de Meteorologia, já considerando os ajustes da leitura dos termômetros de temperatura máxima feita às 21 horas (Brasília).

 

Anoitecer no Rio De Janeiro, por Giovanna Pinheiro

 

São Paulo (SP)

 

A cidade de São Paulo registrou a tarde mais quente de 2023 neste domingo,  24 de setembro,  e uma das mais altas temperaturas para um dia de setembro. Através da rede social X, o Instituto Nacional de Meteorologia informou que a  temperatura máxima foi de 36,5°C, na estação meteorológica convencional do Mirante de Santana, que registrada dados meteorológicos da cidade de São Paulo desde 1943. 

 

A marca de 36,5°C é segunda maior temperatura na capital paulista para um dia de setembro, desde o começo das medições em 1943.


37,1°C - 30/09/2020 (recorde histórico)

36,5°C - 24/09/2023 

35,9°C - 12/09/2019

35,7°C - 20/09/2021


Rio de Janeiro (RJ)

 

A cidade do Rio de Janeiro teve a tarde mais quente do ano neste domingo, 24 de setembro,  com a temperatura máxima de 39,9°C,  registrada na estação meteorológica da Vila Militar, na zona oeste carioca. O recorde anterior era de 38,8°C, em 4 de fevereiro,   na estação da Marambaia


Belo Horizonte (MG)

 

A tarde do domingo, 24 de setembro,  foi a mais quente do ano até agora em Belo Horizonte. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou a temperatura máxima de 36,0°C, na estação meteorológica de Santo Agostinho,  que é a referência para verificação de recordes e históricos do Clima em Belo Horizonte.  A estação de Santo Agostinho registra dados meteorológicos da capital mineira desde 1910. Este valor de 36,0°C foi revelado no ajuste das 21 horas, hora de Brasília.

O recorde de calor anterior em Belo Horizonte era de 33,4°C,  em 23 de setembro.

Também houve recorde na estação meteorológica da Pampulha, com a marca de 37,1°C. Esta estação registra dados desde 2006


Curitiba (PR)

 

Curitiba,  capital do Paraná,  também estabeleceu o novo recorde de calor para o ano de 2023 neste domingo,  24 de setembro.  O Instituto Nacional de Meteorologia registrou a temperatura máxima de 33,1°C.  O recorde anterior era de 32,4°C, em 22 de setembro


Brasília (DF)

 

Brasília, a capital federal,  registrou a temperatura máxima de 33,9°C ,  segundo o Inmet.  Este valor já iguala o recorde de calor atual para o ano de 2023,  registrado no sábado 23 de setembro.

 


Previsão de novos recordes esta semana

 

Esta onda de calor vai continuar ativa em parte do país até o final desta semana.  Novos recordes de calor poderão ser observados em várias capitais até a próxima sexta-feira,  29 de setembro.

 

Nesta segunda-feira, 25 de setembro, a Climatempo prevê possibilidade de recorde  para Palmas (41°C), Teresina(40°C),  Goiânia (40°C),  Cuiabá (42°C),  Brasília (35°C) Campo Grande (39°C),  Belo Horizonte (37°C).

 

Até a próxima quarta-feira o calor poderá aumentar na região de Belo Horizonte,  de Vitória,  de Brasília e de Cuiabá e estas capitais poderão registrar novos recordes de calor.


Há uma possibilidade de recorde histórico em Belo Horizonte,  na terça-feira, 26 de setembro, quando a Climatempo prevê 39°C de temperatura máxima.

 

Para Vitória, capital do Espírito Santo,  a Climatempo prevê 38°C para quarta-feira,  valor muito próximo do recorte histórico de calor na capital capixaba que é de 39,0°C, em quatro de janeiro de 1972,  segundo dados oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia

 

A passagem de uma frente fria pelo litoral de São Paulo e do Rio Janeiro provoca uma mudança na direção dos ventos e pancadas de chuva nesta segunda-feira,  o que vai fazer a temperatura baixar.

 

Em Curitiba também ocorre mudança na direção dos ventos e chuva diminuindo o calor.  não há expectativa de recordes para esta segunda-feira

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias