Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Temporais continuam em Santa Catarina esta semana

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Colaboração: Defesa Civil de Santa Catarina

 

Após um final de semana marcado por volumes elevados de chuva no estado, especialmente entre o sábado (28) e a madrugada do domingo (29), a instabilidade atmosférica retorna já nesta segunda-feira (30), quando a atuação de um sistema de baixa pressão, a presença da corrente de ar quente da região Amazônica e a passagem de uma frente fria pelo oceano, favorecem a ocorrência de chuva e temporais já a partir da madrugada em áreas o Oeste do estado, se espalhando pelas demais regiões até o final do dia. 

 

Na terça-feira (31), o tempo volta a apresentar condições de melhoria nas áreas do oeste e planalto sul, próximas ao Rio Grande do Sul. Nas demais áreas, no entanto, o tempo permanece instável com condição para chuvas fracas, que eventualmente podem vir acompanhada de trovoadas, principalmente no início do dia. Na quarta-feira (01/11), o aquecimento e a disponibilidade de umidade favorecem a formação de temporais isolados entre a tarde e à noite no Oeste. No leste do estado, incluindo o litoral, a circulação de umidade do oceano favorece a manutenção da maior nebulosidade e da condição para chuvas fracas. 

 

GettyImages-1473191970

Foto: Getty Images

 

Entre quinta e sexta-feira (02 e 03), a intensificação do fluxo de ar quente e úmido do norte do país e uma área de baixa pressão atmosférica, que posteriormente deve dar origem a uma frente fria e a um Ciclone Extratropical em alto mar próximo à costa do estado de SC e RS, devem reforçar o quadro de instabilidade com a formação de temporais e chuva intensa pelo estado.

 

No sábado (04), o Ciclone Extratropical deve se afastar gradativamente da costa, mas ainda deve produzir rajadas de vento entre 60 e 80 km/h ao longo do litoral e nas áreas de maior altitude do leste do estado. Além disso, esse sistema deve impulsionar o avanço de uma nova massa de ar seco, trazendo o retorno do tempo firme, entre a tarde do sábado e principalmente no decorrer do domingo (05). 

 

A Defesa Civil reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo devido às constantes atualizações nos modelos meteorológicos.

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias