Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuva no Norte: desafios provocados pelo El Niño

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Nesta quarta-feira, o Inmet divulgou o terceiro boletim sobre o El Niño em 2023, destacando déficits na região Norte, especialmente nos setores sul e oeste, influenciados pelo aquecimento anormal do Atlântico Tropical Norte. Apesar da seca histórica, há um leve aumento nas precipitações, porém, insuficiente para reverter a escassez hídrica.

 

Leve alívio com aumento das precipitações:

 

O rio Madeira, em Porto Velho (RO), teve um pequeno aumento nas chuvas, mas permanece 56% abaixo da média para novembro. O rio Negro atingiu seu nível mínimo histórico em Manaus, alertando para a situação crítica. As usinas hidrelétricas Serra da Mesa, Tucuruí e Belo Monte enfrentam vazões 83%, 57% e 59% abaixo da média, respectivamente, agravando a situação.

 

Situação crítica nos reservatórios:

 

O armazenamento nos reservatórios do Sistema Interligado Nacional (SIN) caiu de 68,4% para 60,9%, e reservatórios na região Nordeste atingiram apenas 44,8%, mantendo a crise em 12 sistemas locais regulados pela ANA.

 

A previsão para os próximos dias destaca a intensificação das chuvas na região, com alertas para temporais.

 

Quinta-feira: A faixa entre o oeste do Acre e o sudoeste do Pará terá muita nebulosidade, alerta para tempestades. Nas demais áreas, há previsão de pancadas entre a tarde e noite.

 

Sexta-feira: O tempo instável persiste na sexta-feira, com alerta para temporais no centro-norte do Amazonas. Destaque para a faixa entre o Acre e Rondônia, com pancadas de forte intensidade à tarde e noite.

 

Sábado: A chuva volta a predominar, especialmente entre o sul de Rondônia e oeste de Roraima, com intensidade moderada a forte durante todo o dia. Nas demais regiões, o tempo permanece instável, com pancadas entre a tarde e a noite, destacando-se a forte intensidade no sul do Pará.

 

Domingo: A instabilidade persiste em toda a região, com destaque para a chuva moderada a forte entre sul de Roraima e sul do Pará, e oeste do Acre ao longo do dia. Nas demais regiões, chuvas em forma de pancadas, associadas ao aquecimento diurno e alta umidade, chegando entre a tarde e a noite.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias