Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Brasil teve recorde de desastres naturais em 2023, diz Cemaden

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

O ano de 2023 marcou um recorde alarmante para o Brasil, com o registro de 1.161 desastres naturais, revelando uma média de mais de três eventos por dia. Esses dados foram divulgados pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), destacando a gravidade das ocorrências e seus impactos em diferentes regiões do país.

 

Casas destruídas em São Sebastião (SP), após deslizamento em fevereiro de 2023

(Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

 

 

Distribuição dos desastres

 

Dos 1.161 eventos registrados, 61,7% foram classificados como eventos hidrológicos, incluindo transbordamentos de rios, enquanto 38,3% foram de natureza geológica, como deslizamentos de terra. Manaus lidera o ranking das cidades mais afetadas, seguida por São Paulo e Petrópolis.

 

Manaus (AM) – 23
São Paulo (SP) – 22
Petrópolis (RJ) – 18
Brusque (SC) – 14
Barra Mansa (RJ) – 14
Salvador (BA) – 11
Curitiba (PR) – 10
Itaquaquecetuba (SP) – 10
Ubatuba (SP) – 9
Xanxerê (SC) – 9


Causas e impactos

 

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, responsável pelo Cemaden, destaca que as temperaturas mais elevadas contribuem para a intensificação de chuvas e eventos extremos. Os desastres resultaram em 132 mortes, 9.263 pessoas feridas ou enfermas, além de 74 mil desabrigados e 524 mil desalojados. Os prejuízos econômicos, estimados em R$ 25 bilhões, evidenciam a extensão dos danos.

 

Alertas e monitoramento

 

O Cemaden emitiu 3.425 alertas de desastres em 2023, uma média de nove alertas diários. A mudança climática, incluindo a transição do fenômeno La Niña para o El Niño, foi apontada como um fator contribuinte para o aumento desses eventos. Petrópolis e São Paulo lideram o ranking de cidades com o maior número de alertas emitidos.

 

Petrópolis (RJ) - 61
São Paulo (SP) - 56
Manaus (AM) - 49
Belo Horizonte (MG) - 40
Rio de Janeiro (RJ) - 35
Juiz de Fora (MG) - 34
Angra dos Reis (RJ) - 30
Recife (PE) - 26
Teresópolis (RJ) - 25
Nova Friburgo (RJ) - 25


Tragédia em São Sebastião

 

Destacando-se entre os desastres de 2023, os deslizamentos de terra em São Sebastião, litoral norte de São Paulo, resultaram em 64 mortes. O temporal, considerado o maior registrado em 24 horas na história do país, causou devastação na região, principalmente na Vila Sahy, que foi a mais impactada.

 

O ano de 2023 representa um alerta para a urgência de medidas de prevenção e adaptação diante das mudanças climáticas. O Brasil enfrenta desafios significativos na gestão de desastres naturais, exigindo ações coordenadas e investimentos em infraestrutura resiliente para proteger vidas e reduzir os prejuízos econômicos.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias