Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuva intensa prossegue na Região Norte nos próximos dias

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Fonte: Vinicius Ramalh Tupinamba

5 min de leitura

Oferecido por

O mês de janeiro foi marcado por fortes chuvas na região norte do Brasil, resultantes da atuação de duas zonas de convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e da migração da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Janeiro trouxe volumes significativos de chuva em várias localidades, com destaque para Palmas, Porto Velho, Rio Branco, Belém e Macapá.

 

Situação atual


A previsão para os próximos dias indica que a região norte continuará sob a influência desses sistemas meteorológicos. Uma segunda ZCAS e a persistência da ZCIT manterão a tendência de chuvas significativas, especialmente nas áreas centrais, abrangendo o sudoeste do Amazonas, Acre, Rondônia, Tocantins e partes do Pará.

 

Retrato de janeiro

 

Palmas, Tocantins, registrou 417 mm, ultrapassando a média de 298.6 mm.


Porto Velho, Rondônia, teve 409 mm em comparação à média de 320 mm.


Rio Branco, Acre, registrou 280 mm, próximo à média de 289 mm.


Belém, Pará, enfrentou chuvas intensas, totalizando 619 mm, muito acima da média de 393.8 mm.


Macapá, apesar de a capital ter ficado abaixo da média, áreas como Oiapoque registraram 446 mm, enquanto a média é de 305 mm.

 

Previsão detalhada para os próximos dias

 

Quarta-feira (31)

 

  • Maior concentração de chuvas prevista no sudoeste do AM, AC, RO e sudoeste do PR. Faixa Leste do AP continuará sob a influência da ZCIT, com muita nebulosidade, chuva e alerta para temporais em todas essa áreas.

 

  • Sol nas demais áreas, com previsão de pancadas de chuva à tarde e noite, destaque para faixa oeste do AM e norte do TO com potencial para temporais pontuais.

 

Quinta-feira (01)

 

  • Chuvas ganham força no oeste do AC, RO, leste do AM, sul e sudoeste do PA, oeste do TO, centro sul do AP e costa leste do PA. Condição será de muita nebulosidade ao longo do dia, chuva  e poucas aberturas de sol. Alerta para temporais nessas áreas.
  • Nas demais regiões, tendência de sol predominando na maior parte do dia, mas com previsão de pancadas de chuva entre a tarde e noite.

 

Sexta-feira (02)

 

  • Chuvas persistentes em amplas áreas da região, com destaque para faixa norte e leste do Amazonas, centro-sul de Rondônia, centro-sul do Pará, norte do Tocantins e faixa nordeste do Pará. Condição será de muita nebulosidade, chuva  e poucas aberturas de sol nessas regiões. Alerta para temporais.
  • Nas demais regiões, sol segue predominando na maior parte do dia, com destaque para faixa central e sul do Tocantins e oeste do Acre, onde podem ocorrer temporais isolados.

 

Sábado (03)

 

  • Chuvas avançam novamente, com atenção para todo o estado do Amazonas, Acre, Rondônia e faixa central e nordeste do Pará. Condição será de muita nebulosidade, chuva persistente e poucas aberturas de sol nessas áreas. Alerta para temporais.
  • Nas demais regiões, sol predomina ao longo do dia, mas com previsão de pancadas de chuva entre a tarde e noite. Alerta para temporais isolados na faixa sul do PA.
  • Sol predomina sem chuva na região norte de Roraima.

 

Domingo (04)

 

  • Condição de muita nebulosidade, chuva e poucas aberturas de sol na faixa central e sudeste do AM, faixa sudoeste do PA e faixa oeste do TO. Alerta para temporais ao longo do dia.
  • Predomínio de sol nas demais áreas, com previsão de pancadas de chuva entre a tarde e noite.
  • Destaque para faixa oeste do AM e faixa leste do PA, onde há previsão para temporais isolados.

 

 

Quer saber as condições das culturas no campo e ficar por dentro da tendência do Clima para sua região agrícola? Acompanhe nossas notícias no canal Agroclima da Climatempo. No site Agroclima você também pode conferir todos os conteúdos do podcast Agrotalk. Clique Aqui

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias