Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Carnaval termina quente e com pancadas de chuva pelo Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

8 min de leitura

Oferecido por

Com ar muito quente que vem predominando sobre o Brasil, as temperaturas se mantêm altas em todo o país. Com a umidade do ar elevada e o calor, as grandes nuvens carregadas crescem sobre todos os estados brasileiros e provocam as típicas pancadas de chuva de verão, muitas vezes de forte intensidade.

 

Mas nesta terça-feira, uma frente fria avança sobre o Sul do Brasil e aumenta a formação das nuvens de chuva em toda a Região. A mudança no tempo já podia ser percebida no fim da tarde desta segunda-feira pela presença de nuvens carregadas na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai.

 

 

 

Calor e deslocamento de frente fria aumentam a chance de chuva sobre o Sul e parte do Sudeste nesta terça-feira (Foto: Getty Images)

 

 

Previsão do tempo para o Brasil para 13/02/2024 - terça-feira

 


Região Sul

 

Uma frente fria avança sobre a Região Sul e até a noite chega ao Paraná. Com o calor e o deslocamento desta frente fria, a nebulosidade e as condições para chuva aumentam em todo o Sul do Brasil. 

 

A maioria das áreas da Região Sul do Brasil ainda terá várias horas com sol forte e muito calor nesta terça-feira, com previsão de pancadas de chuva e raios à tarde e à noite. 

 

Na Grande Porto Alegre, no centro, sul, leste e sudoeste do Rio Grande do Sul (região de Uruguaiana), e  o oeste do Paraná e de Santa Catarinas, as pancadas de chuva com raios podem ocorrer já na madrugada ou pela manhã e se prolongam pelo restante do dia.

 

Tem risco de chuva forte em toda a Região Sul nesta terça-feira.

 


Região Sudeste

 

Uma massa de ar quente e úmido predomina sobre o Sudeste e mantém a temperatura elevada e condições para formação de algumas nuvens carregadas. Mas nesta terça-feira, as condições para chuva aumentam bastante em SP por causa da aproximação de uma frente fria que estará avançando pelo Sul do Brasil no decorrer do dia.

 

Último dia de carnaval com muito calor e sol forte na Região Sudeste. 

No norte e leste de Minas Gerais, em quase todo o Espírito Santo, no norte/noroeste e litoral norte do Rio De Janeiro, passam o dia com o calorão e sem chuva. Pode chover rapidamente no norte capixaba

 

No estado de São Paulo, no centro e sul do estado do Rio de Janeiro, no centro, sul e oeste de Minas Gerais, incluindo a Grande SP, o Grande Rio e a Grande BH, o sol aparece na maior parte do dia, a nebulosidade aumenta e pancadas de chuva com raios ocorrem de forma isolada à tarde e à noite. 

Pode chover forte intensidade em SP, no sul do RJ sul de MG.

 


Região Centro-Oeste

 

O ar quente e úmido predomina sobre o Centro-Oeste e nuvens carregadas continuam se formando sobre a Região e podem provocar chuva forte em várias áreas.

 

O sol aparece forte em todo o Centro-Oeste e a nebulosidade aumenta no decorrer do dia, junto com o calor.  As pancadas de chuva com raios ocorrem em geral à tarde e à noite, mas de forma isolada. Apenas a região da Chapada dos Veadeiros, na divisa de Goiás com a Bahia.

Pode chover forte na região de Brasília, no centro-oeste de Goiás, no centro, leste e norte de Mato Grosso. 

 


Região Nordeste

 

Áreas de instabilidade continuam se formando sobre o litoral e interior do Nordeste. O ar quente e úmido que está sobre a Região combinado com a circulação de ventos em médios e altos níveis da atmosfera gera nuvens carregadas.

 

Na região de Salvador, no litoral de Pernambuco, da Paraíba, do Rio Grande do Norte, no Ceará, no norte do Piauí e em quase todo o Maranhão, a terça-feira tem períodos com sol, mas é um dia de atenção para o risco de chuva forte e com raios. 

No extremo sul do Maranhão, no centro e sul do Piauí, no oeste da Bahia e no Vale do São Francisco, o sol predomina e não chove.

 

As demais áreas do Nordeste têm pancadas de chuva isoladas a qualquer hora e períodos com sol.

 

Pode chover com moderada a forte na maioria das capitais do Nordeste, exceto em Aracaju e em Maceió

 


Região Norte

 

O ar quente e úmido permanece sobre o Norte do Brasil e gera nuvens carregadas sobre todos os estados.  Áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical aumentam a chuva no Amapá e norte do Pará. 

 

O sol predomina o dia todo na maioria das áreas do Tocantins. Pancadas de chuva ocorrem no  norte do estado e na divisa com o Pará e o Mato Grosso.


No litoral, norte e centro-oeste do Pará, no Amapá, centro-sul e oeste do Amazonas, Acre e Rondônia, o dia é com muitas nuvens e pancadas de chuva frequentes, que podem ser fortes.

 

No restante da Região Norte, o sol aparece em grande parte do dia e as pancadas de chuva ocorrem principalmente à tarde e à noite. Há risco de chuva moderada a forte em muitos locais.

 


Alertas meteorológicos para 13/02/2024 - terça-feira

 

Atenção para chuva moderada a forte nas capitais Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Brasília, Salvador, Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza, Teresina, São Luís, Belém, Macapá, Manaus, Porto Velho e Rio Branco.

 

Aviso especial: perigo de temporais, de chuva forte e volumosa, que pode causar transtornos, e rajadas de vento acima de 91 km/h na serra e no planalto do RS (norte do estado), na serra, sul e litoral de SC.

 

Alerta para temporais com raios e rajadas de vento entre 71 km/h e 90 km/h no noroeste, oeste/sudoeste, centro e leste do Rio Grande do Sul, Vale do Itajaí (SC), centro, oeste e norte de SC, Grande Curitiba e litoral do PR, sul e leste de SP, inclui Grande SP, sul de MG, litoral, norte e oeste do Maranhão, Amapá, Pará (exceto sul e leste do estado). Amazonas (exceto noroeste do estado), Acre, noroeste de Rondônia e sul de Roraima

 

Atenção para chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento de 51km/h a 70 km/h no sul do Rio Grande do Sul, Paraná (exceto leste do estado). centro, oeste e norte de São Paulo, sul do Rio de Janeiro, centro-oeste de Goiás, Distrito Federal, centro, leste e norte de Mato Grosso, Rondônia (exceto sul e noroeste do estado), noroeste do Amazonas, centro-oeste e centro-leste de Roraima, sul e leste do Pará, norte e oeste do Tocantins, sudoeste, centro e nordeste do Maranhão, norte do Piauí, Ceará. oeste e litoral do Rio Grande do Norte, litoral da Paraíba e de Pernambuco, litoral norte da Bahia e Recôncavo.

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias