Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Muita chuva no Sudeste, Norte e Nordeste do Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

10 min de leitura

Oferecido por

As nuvens carregadas da Zona de Convergência Intertropical continuam atuando sobre a costa norte do Brasil e provocam chuva forte.

 

 A circulação de ventos em vários níveis da atmosfera favorece o acúmulo de umidade e a formação de muitas nuvens sobre parte do Sul e do Sudeste.

 

Uma frente fria se afasta do litoral do Rio De Janeiro nesta quinta-feira. Uma baixa pressão atmosférica se forma na costa fluminense e vai ajudar a aumentar a chuva sobre o estado do Rio de Janeiro e no litoral norte de São Paulo.

 

O ar muito quente úmido predomina sobre o país e mantém as condições para formação das grandes nuvens, que provocam pancadas de chuva típicas de verão.

 

 

Frente fria se afasta em alto-mar na altura do litoral do Rio de Janeiro (Imagem GOES 16, colorização Climatempo)

 

 

Previsão do tempo para o Brasil para 15/02/2024 -quinta-feira

 


Região Sul

 

O ar frio de origem polar entrou no Sul do Brasil, após a passagem de frente fria, e a temperatura segue agradável na região, com noite fresca e tarde relativamente quente, mas sem calor exagerado. A circulação de ventos em níveis médios da atmosfera favorece o acúmulo de umidade sobre a maior parte da Região e muitas nuvens ainda crescem sobre os três estados.


No leste do Paraná,  no Vale do Itajaí,  no litoral norte de Santa Catarina e na Grande Florianópolis,  a quinta-feira será nublada, com temperatura amena e chuviscos ocasionais.

 

Pancadas de chuva e períodos com sol são previstos para o oeste de Santa Catarina, no oeste/sudoeste, centro e norte do Paraná e no norte/noroeste do Rio Grande do Sul.

 

No centro-sul do Paraná, na serra e nos planaltos norte e sul de Santa Catarina, no litoral sul catarinense e na serra gaúcha, o sol vai aparecer sempre entre muitas nuvens, mas não deve chover.

 

Na Grande Porto Alegre, no centro, sul, leste e sudoeste do Rio Grande do Sul,o sol vai aparecer na maior parte do dia, junto de algumas nuvens e não há previsão de chuva. 

 


Região Sudeste

 

Uma frente fria se afasta no mar, na altura do Rio de Janeiro. Mas a circulação de ventos em vários níveis da atmosfera concentra ar úmido sobre a Região e muitas nuvens carregadas crescem em todos os estados. Uma baixa pressão atmosférica se forma na costa fluminense e vai ajudar a aumentar a chuva sobre o estado do Rio de Janeiro e no litoral norte de São Paulo

 

Apenas o extremo noroeste de Minas Gerais fica sem chuva nesta quinta-feira.

 

Dia de alerta para chuva prolongada, com forte intensidade em várias horas, que pode causar transtornos para a população, no estado do Rio de Janeiro, na Zona da Mata Mineira, no Sul de Minas, no litoral paulista, no Vale do Paraíba (SP) e na Grande São Paulo. 

 

No norte e leste de Minas Gerais e no norte do Espírito Santo, a quarta-feira será com muito calor e sol forte. Temperaturas próximas dos 40°C poderão ser observadas no norte mineiro. Vitória será uma das capitais mais quentes do país nesta quarta-feira

 

No restante do interior de São Paulo, no Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, região da Serra da Canastra, Grande Belo Horizonte, Grande Vitória e sul do Espírito Santo, a quinta-feira é com muitas nuvens, várias pancadas de chuva com raios que podem ser fortes, com um pouco de sol de vez em quando. 

 

No oeste, centro e leste de Minas Gerais e no centro-norte capixaba, o sol ainda predomina de manhã e as pancadas de chuva ocorrem à tarde e à noite, podendo ser moderadas a fortes.

 


Região Centro-Oeste

 

O ar quente e úmido predomina sobre o Centro-Oeste. Mas um ar seco influencia algumas áreas de Goiás e de Mato Grosso, diminuindo as condições para chuva.  

 

O sol aparece forte em quase todo o Centro-Oeste, mas há condições para pancadas de chuva e raios à tarde e à noite na maioria das áreas da Região. 

No sul e leste de Mato Grosso do Sul, as pancadas de chuva podem ocorrer a qualquer hora.

 

Dia de sol e sem chuva no nordeste e leste de Mato Grosso e no norte de Goiás. 

 


Região Nordeste

 

A Zona de Convergência Intertropical e o ar quente e úmido espalham nuvens carregadas sobre grande parte do Nordeste. 

 

Apenas o oeste da Bahia e o Vale do São Francisco passam o dia com predomínio de sol e sem chuva.

 

No centro-leste e sul da Bahia, no Recôncavo, no litoral de Sergipe e de Alagoas, no norte do Piauí, litoral e norte do Ceará e no litoral norte do Rio Grande do Sul, o sol aparece na maior parte do dia, mas há previsão de algumas pancadas de chuva passageiras.

 

Nas demais áreas do Nordeste, a quinta-feira será com muitas nuvens, períodos com sol e pancadas de chuva com raios que podem ocorrer a qualquer hora, Há risco de chuva moderada a forte. 

 


Região Norte

 

O ar quente e úmido que predomina na Região Norte e as áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical, geram nuvens carregadas sobre todos os estados da Região.

 

O sol predomina o dia todo apenas na região do Oiapoque (AP), na região de Boa Vista (RR) e no centro-sul do Tocantins

 

No centro, oeste e norte do Amazonas, no litoral sul do Amapá e litoral do Pará, o dia é com muitas nuvens e pancadas de chuva frequentes, que podem ser fortes.

 

No restante da Região Norte têm um dia com períodos com sol e várias pancadas de chuva, que podem ocorrer a qualquer hora. Há risco de chuva moderada a forte

 


Alertas meteorológicos para 15/02/2024 -quinta-feira

 

Atenção para chuva moderada a forte nas capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Campo Grande, Goiânia, Recife, João Pessoa, Natal, Teresina, São Luís, Belém, Macapá, Manaus, Porto Velho e Rio Branco.

 

Aviso especial: perigo de temporais, de chuva forte e volumosa, que pode causar transtornos, e rajadas de vento acima de 91 km/h no litoral norte de São Paulo, no Grande Rio e quase todo o estado do Rio de Janeiro (exceto no norte/noroeste fluminense), Zona da Mata Mineira.

 

Alerta para temporais com raios e rajadas de vento entre 71 km/h e 90 km/h no noroeste e centro-norte do Paraná, pontal do Paranapanema/região de Presidente Prudente(SP), litoral sul paulista, Baixada Santista, Vale do Paraíba (SP), Mantiqueira (SP), norte/nordeste de SP, Sul de MG, Grande Belo Horizonte, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, região da Serra da Canastra (MG), norte/noroeste do Rio Janeiro, Grande Vitória e sul do Espírito Santo,sudeste de Goiás (região de Rio Verde/Itumbiara), sertão e agreste de Pernambuco, sul do Ceará, sertão do Piauí,  litoral sul do Amapá, sul de Roraima, Amazonas (exceto leste/nordeste do estado), Acre.

 

Atenção para chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento de 51km/h a 70 km/h no sudoeste/oeste do Paraná, oeste/noroeste, centro e sul de São Paulo, Grande São Paulo, região de Campinas e de Sorocaba (SP), centro e norte do Espírito Santo, região de Paracatu (MG), Vale do Rio Doce (MG), Vale do Jequitinhonha (MG), Goiânia e sudoeste de Goiás, região de Cristalina (GO), sul, centro, leste e nordeste de Mato Grosso do Sul, Rondônia (exceto sul do estado), leste e nordeste do Amazonas, centro-oeste e centro-leste de Roraima, Pará, norte do Tocantins, centro e oeste do Amapá, Maranhão, Piauí (exceto litoral e sertão), Rio Grande do Norte (exceto litoral norte do estado), centro-oeste e centro-leste do Ceará, Paraíba, leste de Pernambuco, norte da Bahia.

 

Atenção para chuva moderada no litoral de Alagoas e região do Recôncavo.

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias