Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuva continua volumosa no Tocantins, Sudeste e Nordeste

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

9 min de leitura

Oferecido por

As condições atmosféricas sobre o Brasil permanecem altamente favoráveis para formação de grandes nuvens por quase todo o país, que provocam os temporais típicos de verão. O ar quente e úmido que predomina sobre o Brasil é o ingrediente básico para o crescimento destas nuvens. 

 

Não há nenhuma frente fria atualmente na costa brasileira, mas nesta quinta-feira, a circulação ciclônica de ventos (sentido horário) em vários níveis da atmosfera, vai continuar organizando grandes áreas de chuva sobre o Sudeste, em parte do Centro-Oeste e do Norte.  A circulação ciclônica concentra umidade e calor e estimula a formação das nuvens carregadas.

 

As áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical aumentam a chuva na costa norte do Nordeste. A chuva aumento no Nordeste também por causa da atuação da circulação de ventos de um vórtice ciclônico em altos níveis. Esta circulação horária de ventos é observada em torno de 10 km de altitude.

 

 

Vórtice Ciclônico em Altos Níveis e Zona de Convergência Intertropical provocam muita chuva no Nordeste

 


Akará enfraquece mais e é depressão subtropical


A tempestade Akará enfraqueceu mais nas últimas 24 horas, como esperado, e desde a manhã desta quarta-feira foi rebaixado para uma depressão subtropical, o mesmo status que tinha no fim da semana passada, quando o fenômeno foi identificado em alto-mar, a cerca de 235 km da costa do estado do Rio De Janeiro.


Agora, a depressão subtropical Akará segue movimentando-se em alto mar, na altura da costa do Rio Grande do Sul, não tendo influência no continente. Porém, o mar segue agitado no litoral do Sul e do Sudeste do Brasil.


A previsão é de que este sistema continue enfraquecendo nas próximas 24 horas.

 

 

 

Previsão do tempo para o Brasil para 22/02/2024 - quinta-feira

 


Região Sul

 

A circulação de ventos ciclônica em níveis médios e elevados da atmosfera combinada com o ar úmido que está sobre o Sul do Brasil,  gera  nuvens carregadas sobre grande parte da Região.


A Grande Porto Alegre, o centro, sul e sudoeste do Rio Grande do Sul passam o dia com sol e algumas nuvens. Não tem previsão de chuva.

 

Em Santa Catarina e no Paraná, o sol vai aparecer o dia todo e as pancadas de chuva com raios estão previstas para a tarde e noite, de forma isolada. Mas algumas pancadas podem ser moderadas a fortes, exceto no oeste dos estados. Pode chover forte na Grande Curitiba e Grande Florianópolis.

 


Região Sudeste

 

O ar quente e úmido e a circulação ciclônica de ventos em vários níveis da atmosfera predominam sobre o Sudeste e estimulam o crescimento nuvens carregadas sobre todos os estados da Região.

 

Mais um dia com tempo instável no Sudeste, com risco de chuva forte em todos os estados, incluindo as capitais.  

 

No Vale do Jequitinhonha e no Vale do Rio Doce (MG), no sul do Espírito Santo e no norte do Rio de Janeiro, chove na maior parte do dia. A chuva pode ser volumosa e causar transtornos para a população.


No Sul de Minas, no Triângulo Mineiro e no estado de São Paulo, o sol deve aparecer forte já pela manhã, mas tem previsão de chuva moderada a forte e raios a partir da tarde.

 

Nas demais áreas de Minas e do Espírito Santo e no estado do Rio de Janeiro, a quinta-feira terá períodos com sol, sempre junto de muitas nuvens, com previsão de pancadas de chuva, com raios e trovoadas, a qualquer a hora do dia. Pode chover forte.

 

Atenção para o mar agitado.

 

 

Região Centro-Oeste

O ar quente e úmido predomina sobre o Centro-Oeste e as nuvens carregadas crescem sobre toda a região.

 

Em Mato Grosso do Sul, o sol aparece  forte e tem previsão de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite, mas de forma isolada. 

 

O norte de Goiás, o Distrito Federal e a região da Chapada dos Veadeiros permanecem com muita nebulosidade e condições para chuva forte e volumosa.

 

Nas demais áreas de Goiás e em Mato Grosso, o sol aparece entre muitas nuvens e as pancadas de chuva com raios podem ocorrer a  qualquer hora. Há risco de temporal.

 

 

Região Nordeste

 

O ar quente e úmido e a circulação ciclônica de ventos geram nuvens carregadas sobre todos os estados do Nordeste. A Zona de Convergência Intertropical aumenta as condições de instabilidade na costa norte da Região.

 

Todos os estados da Região Nordeste permanecem em alerta para muita chuva nesta quinta-feira.  A chuva mais forte e volumosa, que pode causar transtornos, está sendo esperada para o Maranhão, Piauí e interior da Bahia.

 

As capitais São Luís, Teresina, Fortaleza e Salvador estão sujeitas a chuva forte.

 

Períodos com sol, mas entre muitas nuvens, devem ocorrer preferencialmente no Ceará e na faixa entre o Rio Grande do Norte e Sergipe.

 


Região Norte

 

Um ar seco predomina sobre o norte da Região Norte  deixando  o oeste do Pará e quase todo o Amazonas e Roraima com muito sol e sem chuva. O calor fica acima do normal.

 

Alerta para muita chuva sobre o Tocantins, leste do Pará, Rondônia e Acre.

 

O restante da Região Norte tem períodos com sol na maior parte do dia, e pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e a noite.

 

 

Alertas meteorológicos para 22/02/2024 - quinta-feira

 

Atenção para chuva moderada a forte nas capitais Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Campo Grande, Goiânia, Brasília, Cuiabá, Salvador, Fortaleza, Teresina, São Luís, Palmas, Belém, Porto Velho e Rio Branco.

 

Aviso especial: perigo de temporais e de chuva volumosa, com risco de raios e de ventania acima de 91 km/h na serra, no noroeste do interior do Rio de Janeiro, na Grande Belo Horizonte, no centro e noroeste de Minas Gerais, sul do Vale do RIo Doce, sul do Espírito Santo, extremo norte de Goiás, Tocantins, oeste da Bahia, Maranhão, Piauí (exceto leste do estado).

 

Alerta para temporais com raios e rajadas de vento entre 71 km/h e 90 km/h  litoral sul de SP, interior e litoral norte do Rio de Janeiro, Zona da MAta Mineira, Vale do Rio Doce, Vale do Jequitinhonha, Vale do São Francisco e sertão do Nordeste, leste do Piauí, oeste e sul do Ceará, leste e nordeste do Pará, centro-leste e sul do Acre, oeste de Rondônia, nordeste de Mato Grosso,  norte de Goiás, Distrito Federal

 

Atenção para chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento de 51km/h a 70 km/h Santa Catarina e Paraná (exceto oeste destes estados, São Paulo (exceto oeste e litoral sul do estado), Sul de Minas, Triângulo Mineiro, Serra da Canastra, Alto Paranaíba (todas em MG), litoral do Rio de Janeiro, sul e leste da Bahia, centro, leste e norte do Ceará, centro-oeste do Acre, Rondônia (exceto oeste do estado), centro, norte e nordeste de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, centro, sul e oeste de Goiás

 

A Marinha do Brasil alerta para o mar agitado em todo o litoral desde o Rio de Janeiro até o Rio Grande do Sul, por causa dos fortes ventos em alto-mar provocados pela depressão subtropical Akará.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias