Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Pancadas de chuva, sol e calor no Brasil neste sábado

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

9 min de leitura

Oferecido por

O último fim de semana de fevereiro terá o predomínio de ar quente e úmido sobre o Brasil. Nuvens carregadas crescem por quase todo o país. 

 

As condições para a chuva aumentam sobre o Sul do Brasil por causa do deslocamento de uma frente fria pelo oceano,  que vai chegar na costa catarinense. 

 

Uma mudança na circulação de ventos sobre o Sudeste do Brasil vai diminuir o risco de tempestades sobre os estados da Região.  A chuva diminui sobre Minas Gerais, que foi um dos estados onde mais choveu no Brasil nesta última semana.

 

Na costa norte do Brasil, as áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical aumentam a chuva sobre estados do Nordeste e no litoral do Pará e do Amapá. A circulação de ventos de um vórtice ciclônico em altos níveis, que é observada na costa leste do Nordeste em torno de 10 km de altitude, mantém as nuvens carregadas sobre esta Região.

 

Sol, calor e pancadas de chuva em todo o Brasil (Foto: Getty Images)

 

 

Previsão do tempo para o Brasil para 24/02/2024 - sábado

 


Região Sul

 

Uma frente fria avança pela costa da Região Sul e chega a Santa Catarina. O calor e O deslocamento desta frente fria vão aumentar as condições para a chuva sobre o Sul do Brasil.


O litoral sul do Rio Grande do Sul tem um dia com muitas nuvens e pancadas de chuva frequentes que podem ser moderadas a fortes em alguns momentos.


Nas demais áreas gaúchas, no Paraná e em Santa Catarina, o sábado será com sol, calor, aumento da nebulosidade no decorrer do dia e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Há risco de chuva moderada a forte no Paraná, em Santa Catarina e no sul do Rio Grande do Sul.

 


Região Sudeste

 

Uma mudança na circulação dos ventos, em vários níveis da  atmosfera,  vai reduzir  o risco de tempestades sobre a região Sudeste do Brasil neste  fim de semana. Os temporais dos últimos dias causaram mortes nos estados do Rio De Janeiro e Minas Gerais.

 

O sábado será quente e abafado no Sudeste. A Quantidade de nuvens diminui em relação aos últimos dias e o sol vai aparecer forte em todos os estados,  já pela manhã.

 

Em Vitória e no centro-sul do Espírito Santo e na região de Campos dos Goytacazes, no norte do estado do Rio de Janeiro, o sol vai predominar o dia todo.  Não tem previsão de chuva.

 

No norte do Espírito Santo, nas regiões mineiras do Vale do Rio Doce,  Vale do Jequitinhonha, o sábado será com sol e algumas pancadas de chuva passageiras.

 

Nas demais regiões do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, no estado de São Paulo, as pancadas de chuva com raios voltam a ocorrer à tarde e à noite, e podem ser moderadas a fortes, incluindo as capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

 


Região Centro-Oeste

 

Permanecem as condições de muita umidade e calor sobre a Região Centro-Oeste do país permitindo o crescimento de nuvens carregadas em todos os estados.

 

Esse sábado é com alerta para temporais em todas as áreas do estado de Mato Grosso,  incluindo a região de Cuiabá.

 

Em Mato Grosso do Sul, em Goiás e no Distrito Federal, o sol deve aparecer na maior parte do dia, sempre junto de algumas nuvens, e há previsão de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Pode chover com moderada a forte intensidade.

 


Região Nordeste

 

O ar quente e úmido que está sobre o Nordeste combinado com a circulação ciclônica de ventos de um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, e a presença da Zona de Convergência Intertropical mantém as nuvens carregadas sobre o Nordeste.

 

O tempo permanece instável na região Nordeste do Brasil e há condições para pancadas de chuva com raios em todos os estados. 


A chuva mais forte e frequente deve cair sobre  o Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte. Na Bahia, tem chance de chuva forte no litoral entre Ilhéus e a divisa com Sergipe. Mas os demais estados podem ter chuva moderada a forte no litoral e no interior.

 

Os maiores períodos com o sol são esperados para o interior da Bahia,  interior de Pernambuco e da Paraíba

 


Região Norte

 

Muita umidade e calor sobre o Norte do Brasil facilitam a formação de nuvens carregadas por toda a Região.  As áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical aumentam a chuva em parte do Amapá. 

 

Apenas o centro-norte de Roraima, as áreas de fronteira do Amazonas com a Venezuela continuam dentro de uma massa de ar seco e permanecem sem chuva, o que é comum nesta época. 

 

O sul de Roraima, a maioria das áreas do Amazonas e do Pará e o interior do Amapá têm sol em grande parte do dia e voltam a ter pancadas de chuva com raios à tarde à noite. Pode chover com moderada a forte intensidade.

 

No Acre,  no extremo sul do Amazonas,  em Rondônia,  no litoral,  no leste e nordeste do Pará e no Tocantins, o tempo fica bastante  instável,  com muita nebulosidade e chuva frequente, que pode ser forte.

 


Alertas meteorológicos para 24/02/2024 - sábado

 


Atenção para chuva moderada a forte nas capitais Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campo Grande, Goiânia, Brasília, Cuiabá, Salvador, Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza, Teresina, São Luís, Palmas, Belém, Macapá, Porto Velho e Rio Branco.

 

Alerta para temporais com raios e rajadas de vento entre 71 km/h e 90 km/h no Vale do Itajaí (SC), Grande Curitiba e litoral do Paraná, sul de São Paulo,  Mato Grosso, litoral de Alagoas, Maranhão (exceto leste do estado), Tocantins (exceto leste do estado), leste, litoral e nordeste do Pará, Amapá, Acre, Rondônia (exceto extremo norte do estado) e extremo sul do Amazonas.

 

Atenção para chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento de 51km/h a 70 km/h no sul e serra do Rio Grande do Sul, na serra, no planalto norte e sul de Santa Catarina, na Grande Florianópolis, no interior do Paraná, Grande SP e estado de São Paulo (exceto sul do estado), Grande Rio e centro-sul do estado do Rio de Janeiro, Grande Belo Horizonte, Sul de Minas, Zona da Mata Mineira, Serra da Canastra, Triângulo Mineiro, centro-oeste de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, litoral da Bahia, de Sergipe, litoral de Pernambuco e da Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, leste do Maranhão, sul e leste do Tocantins, sudoeste, centro e oeste do Pará, Amazonas (exceto divisa com o Acre e fronteiras com a Venezuela e Colômbia, extremo norte de Rondônia.

 

Atenção para chuva moderada no interior de Sergipe, de Alagoas, no agreste de Pernambuco e da Paraíba 

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias