Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Calor, pancadas de chuva e sol no Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

9 min de leitura

Oferecido por

 

Nuvens muito carregadas continuam crescendo por quase todo o Brasil por causa do ar quente e da grande disponibilidade de umidade que tem sobre o país. Fortes pancadas de chuva  ocorrem em vários estados de todas as regiões. 

 

As áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical reforçam a chuva sobre parte do Norte e do Nordeste.

 

Uma baixa pressão atmosférica na costa do Rio De Janeiro ajuda a formar mais nuvens carregadas sobre o Sudeste.

 

Uma frente fria se afasta no mar, na costa do Rio Grande do Sul.

 

Março começa com calor, chuva e sol no Brasil (Foto: Getty Images)

 

Como fica o clima no Brasil em março?

 

 

Previsão do tempo para o Brasil para 01/03/2024 - sexta-feira


Região Sul

 

O ar quente e úmido que predomina sobre a Região Sul do Brasil, a tendência de circulação ciclônica de ventos e uma baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai geram nuvens carregadas sobre  os três estados. 


Março começa com tempo mais seco sobre o Rio Grande do Sul. A maior parte do estado tem um dia com sol e sem chuva. Algumas pancadas de chuva são previstas para a Grande Porto Alegre, serra e litoral gaúcho. 


O litoral de Santa Catarina, a Grande Florianópolis, o Vale do Itajaí e o litoral do Paraná permanecem com muita nebulosidade e pancadas de chuva a qualquer hora. Pode chover forte. 


Nas demais áreas do Paraná e de Santa Catarina, março começa com sol, calor e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite, que podem ser moderadas a fortes em vários locais.

 


Região Sudeste

 

As condições para chuva aumentam no Sudeste por causa da combinação do ar quente e úmido que já está sobre a Região e a presença de uma baixa pressão atmosférica na costa do Rio de Janeiro. O movimento do ar no sentido horário induzido pela baixa pressão ajuda a concentrar a umidade e estimula a formação de mais nuvens carregadas. 

 

Na maioria das áreas do Sudeste, o sol aparece de manhã, já com a presença de um pouco de nuvens, mas as pancadas de chuva com raios só devem ocorrer à tarde e à noite. Há risco de chuva moderada a forte na maior parte do Sudeste. Apenas o Triângulo Mineiro e o centro-oeste de São Paulo ficam fora do risco de chuva forte.

 

No litoral de São Paulo, no norte do estado do Rio de Janeiro, no Vale do Rio Doce (MG) e no Espírito Santo, as pancadas de chuva podem ocorrer a qualquer hora, incluindo a Grande Vitória

Na região das capitais São Paulo e Rio de Janeiro há possibilidade de chuva já na madrugada e depois à tarde e à noite.

 

Alerta para muita chuva no leste de São Paulo, sul de Minas, Grande Belo Horizonte, Zona da Mata Mineira e Vale do Rio Doce, estado do Rio de Janeiro, Espírito Santo.

 


Região Centro-Oeste

 

A Região Centro-Oeste ainda sente a influência de um sistema de alta pressão atmosférica, que reduz a umidade e as condições para chuva. Mas o com o calor intenso, as pancadas de chuva ocorrem em grande parte da Região, porém menos volumosas do que em outras áreas do país.

 

O tempo fica firme, com muito sol no sudoeste estado de Goiás no sul e sudeste de Mato Grosso (inclui a região de Rondonópolis e Cáceres, e no Pantanal de Mato Grosso do Sul

Nas demais áreas do Centro-Oeste, o sol vai aparecer na maior parte do dia e há previsão de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Pode chover com moderada a forte intensidade no norte de Mato Grosso.

 


Região Nordeste

O tempo permanece instável na maioria das áreas do Nordeste do Brasil. As áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical e o ar quente e úmido que predomina sobre o Nordeste mantém as condições para formação das nuvens carregadas.

 


Grande parte da Bahia tem mais um dia com sol forte e sem chuva. As pancadas de chuva podem ocorrer a partir da tarde no oeste baiano.

O sul da Bahia, os estados de Sergipe, Alagoas, o centro-leste de Pernambuco terão sol o dia todo, mas pode chover rapidamente.

 


Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba,  sertão da Bahia e de Pernambuco têm um dia com períodos de sol e pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite. Há risco de chuva forte.

 

São Luís, Teresina, Fortaleza e Natal podem ter chuva forte.

 


Região Norte

 

Nuvens carregadas crescem sobre o Norte do Brasil por causa da grande disponibilidade de ar quente e úmido e a influência da Zona de Convergência Intertropical na costa norte do Brasil. Uma circulação ciclônica de ventos (sentido horário) reforça as condições para chuva no Acre e no Amazonas.

 

A maioria das áreas da Região Norte terá uma sexta-feira com períodos com sol e pancadas de chuva com raios, que ocorrem principalmente à tarde e à noite. Há risco de chuva moderada a forte em todos os estados.

Mas esta sexta-feira é com alerta para muita chuva no Acre, no Amazonas, no norte do Tocantins e na região de Marabá, no Pará.

 


Alertas meteorológicos para 01/03/2024 - sexta-feira

 

Atenção para chuva moderada a forte nas capitais Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Brasília, Natal, Fortaleza, Teresina, São Luís, Palmas, Belém, Macapá, Porto Velho e Rio Branco.

 

Aviso especial: perigo de temporais e de chuva volumosa, com risco de raios e de ventania acima de 91 km/h na região serrana e noroeste do estado do Rio de Janeiro, Zona da Mata Mineira e região da serra do Caparaó, na divisa do sul do Espírito Santo com Minas Gerais.

 

Alerta para temporais com raios e rajadas de vento entre 71 km/h e 90 km/h no centro-leste de São Paulo (inclui a Grande SP), centro-sul e litoral norte do Rio de Janeiro (inclui cidade do Rio), Sul de Minas, Grande BH, centro e sul do Espírito Santo, Vale do Rio Doce, região de Teresina, centro-sul do Piauí e do Maranhão, sertão do Ceará e da Paraíba, norte do Tocantins, região de Santarém e noroeste do Pará, Amapá, Amazonas (exceto sudeste do estado), Acre (exceto região de Rio Branco.

 

Atenção para chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento de 51km/h a 70 km/h norte e litoral de Santa Catarina, Vale do Itajaí, Paraná (exceto norte e oeste do estado), centro, sul e centro-norte de São Paulo, Serra da Canastra (MG), centro, oeste e norte de Minas Gerais, região do Lagos (litoral do RJ), norte capixaba, Distrito Federal, norte de Mato Grosso, sertão da Bahia, interior de Pernambuco, centro-leste da Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará (exceto sul do estado), norte e extremo sul do Piauí, norte, oeste e litoral do Maranhão, Tocantins (exceto norte do estado), Pará (exceto região de Marabá e noroeste do estado), sudeste do Amazonas, sul de Roraima, região de Rio Branco, Rondônia.

 

Atenção para chuva moderada litoral leste do Rio Grande do Norte

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias