Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Mais calor no Sul, em Mato Grosso do Sul e em São Paulo

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

8 min de leitura

Oferecido por

 O outono começa oficialmente no dia de 20 de março, às 00h06, e se estende até às 17h51 do dia 20 de junho, pelo horário de Brasília.

 

Uma massa de ar quente seco se intensifica e se espalha sobre o centro-sul do Brasil reduzindo a umidade no ar e as condições para chuva no Sul do Brasil, em parte de Mato Grosso do Sul, de São Paulo, de Minas Gerais e no estado do Rio De Janeiro. O ar fica mais seco e o calor aumenta nestas regiões. 

 

O ar quente e úmido ainda predomina sobre a maior parte do país e mantém as condições favoráveis à chuva sobre o Norte, Nordeste, na maior parte do Centro-Oeste e em parte do Sudeste.

 

A passagem de uma frente fria pelo extremo sul gaúcho provoca pancadas de chuva em parte do Rio Grande do Sul.  A massa de ar seco que atua no Sul do Brasil afasta para alto-mar outra frente fria que passa pelo extremo sul gaúcho.

 

As áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical estimulam o aumento da chuva sobre parte do Norte e do Nordeste do Brasil.

 

Sol e calor no centro-sul do Brasil (Foto: Getty Images)

 

Onda de calor persiste sobre o Brasil nos próximos dias

 


Previsão do tempo para o Brasil para 14/03/2024 -quinta-feira

 

Região Sul

 

O ar quente e seco predomina sobre o Sul do Brasil reduzindo nebulosidade e as condições para chuva. A passagem de uma frente fria pelo extremo sul gaúcho provoca pancadas de chuva em parte do Rio Grande do Sul.


O Sul do Brasil tem um dia de calor intenso. O sol aparece forte em todos os estados. Só tem previsão de algumas pancadas de chuva a partir da tarde no centro-sul e sudoeste gaúcho.


A umidade relativa do ar fica abaixo do recomendado para o conforto humano em grande parte da Região.

 


Região Sudeste

 

Uma massa de ar seco ganha força sobre o Sudeste e as condições para chuva tendem a diminuir sobre a Região. As temperaturas estão em elevação em todos os estados.

 

A maioria das áreas de São Paulo, o estado do Rio, a Grande Belo Horizonte, a região do Sul de Minas e da Zona da Mata Mineira vão ter uma quinta-feira com sol forte, muito calor e sem chuva.


O noroeste de São Paulo e as demais regiões de Minas também terão sol e calor nesta quinta-feira, mas com pancadas de chuva com raios à tarde e à noite.  Várias pancadas de chuva poderão ser moderadas a fortes.

 

No Espírito Santo, o dia é com sol e algumas pancadas de chuva, que não vão causar problemas. 

 


Região Centro-Oeste

 

O ar úmido e quente predomina sobre a Região Centro-Oeste. Mas uma massa de ar quente e seco influencia parte de Mato Grosso do Sul

 

No  centro-oeste e centro-sul de Mato Grosso do Sul, o dia é com muito sol e calor perto dos 40°C. O restante do estado tem sol e calor, mas há chance de pancadas de chuva isoladas à tarde e à noite, mas que não devem ser fortes.

 

Goiás, Mato Grosso e o Distrito Federal têm um dia com períodos com sol, calor e várias pancadas de chuva com raios principalmente  à tarde e à noite, que podem ser moderadas a fortes. 

 

Confira o novo episódio do Agrotalk!


Região Nordeste

 

Nuvens carregadas crescem em todos os estados do Nordeste por causa do ar quente e úmido que predomina sobre a Região. Mas a proximidade da Zona de Convergência Intertropical e a água do mar com temperatura acima do normal, ajudas a formar mais nuvens de chuva pelo litoral.

 

Todos os estados do Nordeste têm pancadas de chuva e períodos com sol. Há risco de raios e a chuva pode ocorrer a qualquer hora. Pode chover com moderada a forte intensidade em áreas de todos os estados.

A chuva deve ser mais volumosa no interior do Maranhão, do Piauí, do Ceará e no sertão.

 

Todas as capitais do Nordeste podem ter chuva moderada a forte.

 


Região Norte

 

Áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical e o ar quente e úmido que predomina sobre o Norte do Brasil formam muitas nuvens carregadas sobre a Região.

 

Praticamente toda a Região Norte tem um dia com períodos de sol e pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e a à noite. Há risco de chuva forte, exceto em Roraima e em poucos locais de Rondônia, do Tocantins e do Pará

 

A chuva deve ser mais frequente e volumosa deve ocorrer no centro-oeste do Amazonas, no Amapá e litoral do Pará.

 


Alertas meteorológicos para  14/03/2024 -quinta-feira

 

Atenção para chuva moderada a forte nas capitais Goiânia, Brasília, Recife, Salvador, Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza, Teresina, São Luís, Belém, Macapá, Manaus, Porto Velho.

 

Alerta para temporais com raios e rajadas de vento entre 71 km/h e 90 km/h no Recôncavo Baiano e litoral norte da Bahia, no litoral da Paraíba, do Rio Grande do Norte e do Ceará, no Maranhão (exceto no sul e oeste do estado), no Piauí (exceto no sul do estado), sertão da Paraíba e do Ceará, e noroeste do Amazonas

 

Atenção para chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento de 51km/h a 70 km/h no centro-sul e sudoeste do Rio Grande do Sul, no noroeste de Minas Gerais, Distrito Federal, leste e sul de Goiás, leste, centro e norte de Mato Grosso, sudoeste (inclui Bom Jesus da Lapa) e norte da Bahia, Salvador, Sergipe, Alagoas e Pernambuco, agreste da Paraíba, interior do Rio Grande do Norte, centro-oeste e centro-leste do Ceará, sul do Piauí, oeste e sul do Maranhão, norte e sul do Tocantins, Pará (exceto noroeste do estado), Amapá, extremo sul de Roraima, Amazonas (exceto noroeste do estado), norte e centro-leste de Rondônia.

 

Atenção com o ar seco, com níveis de umidade do ar entre 21% e 30% na Grande Porto Alegre, no centro-norte e oeste do Rio Grande do Sul, oeste, centro e sul de Santa Catarina, sul, centro, oeste, norte/noroeste do Paraná, Grande São Paulo, oeste, centro-norte, centro-sul de São Paulo, sul e leste de Mato Grosso do Sul,  norte de Roraima.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias