Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Norte e Nordeste em alerta para muita chuva

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

8 min de leitura

Oferecido por

  •  outono começa oficialmente no dia de 20 de março, às 00h06, e se estende até às 17h51 do dia 20 de junho, pelo horário de Brasília.

 

O último fim de semana do verão 2024 será marcado por muito calor e também muitas pancadas de chuva sobre o Brasil. Vários estados poderão ter temporais!

 

Na maior parte do país, as nuvens carregadas se formam devido ao excesso de calor e a grande disponibilidade de umidade no ar. Mas uma frente fria vai avançar do litoral do Rio de Grande do Sul para Santa Catarina e aumenta a chuva na Região Sul.

 

No extremo norte do Brasil, a Zona de Convergência Intertropical estimula mais chuva na costa norte do país, entre o Amapá e o Rio Grande do Norte

 

 

Pancadas de chuva ocorrem em todas as Regiões do Brasil (Foto: Getty Images)


Previsão do tempo para o Brasil para 16/03/2024 -sábado

 


Região Sul

 

O ar úmido e quente que está sobre o Sul do Brasil e o deslocamento de uma frente fria pelo Rio Grande do Sul estimulam nuvens carregadas sobre os três estados do Sul. 


O excesso de nuvens e a chuva baixam a temperatura no Rio Grande do Sul, mas Santa Catarina e o Paraná ficam muito quentes. Temperaturas de quase 40°C podem ocorrer no noroeste do Paraná.  


O Rio Grande do Sul fica em alerta para temporais. A chuva volumosa e fortes ventos podem causar transtornos. Há risco de granizo.


O sol aparece forte no Paraná e algumas pancadas de chuva devem ocorrer a partir da tarde, de forma isolada, mas que podem ser moderadas a forte no oeste/sudoeste e sul do estado.


Em Santa Catarina, o sol também aparece pela manhã, mas o tempo deve ficar instável à tarde com risco de chuva moderada a forte e de raios em todo o estado. Chove também à noite. 


Região Sudeste

 

A onda de calor ganha força sobre o Sudeste. As altas temperaturas estimulam o crescimento de nuvens que podem provocar pancadas de chuva em grande parte da Região. 

As capitais São Paulo e Belo Horizonte podem ter recorde de calor para 2024 neste sábado. A capital paulista pode registrar também a maior temperatura para um dia de março em 81 anos.

 


Sábado com muito sol, calorão e sem chuva nas áreas no litoral de São Paulo e do Rio De Janeiro, na Grande Belo Horizonte, no centro-leste de Minas Gerais e no Espírito Santo.

 

As demais áreas do Sudeste também terão muito sol e calor, mas a nebulosidade aumenta no decorrer do dia e há previsão de pancadas de chuva com raios à tarde e em parte da noite, de forma isolada. A chuva não deve causar transtornos.

 


Região Centro-Oeste

 

O ar seco ganha força na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai, mas o ar úmido e quente predomina sobre a Região Centro-Oeste.  A onda de calor mantém temperaturas muito elevadas em Mato Grosso do Sul, que podem se aproximar dos 40°C.

 

O sol aparece forte neste sábado em todo o Centro-Oeste. O tempo seco predomina o dia todo no oeste e sul de Mato Grosso do Sul. Nas demais áreas deste estado, em Goiás, Mato Grosso e no Distrito Federal, com o calor intenso, as nuvens carregadas se formam e  provocam pancadas de chuva com raios à tarde e à noite em toda a Região. Há chance de chuva moderada a forte.

 


Região Nordeste

 

O tempo  permanece muito instável no Nordeste. Nuvens carregadas crescem em todos os estados por causa do ar úmido e quente que está sobre a Região e a proximidade da Zona de Convergência Intertropical Permanece a situação da água do mar com temperatura acima do normal, que ajuda a formar mais nuvens de chuva pelo litoral.

 

Há condições para pancadas de chuva em todos os estados, mesmo assim, o sol e o tempo seco no Recôncavo Baiano e no centro-norte da Bahia, no sul e litoral de Sergipe.

 

As demais áreas do Nordeste têm pancadas de chuva e períodos com sol. Há risco de raios e de chuva moderada a forte em áreas de todos os estados, a  qualquer hora. 

 

Muita chuva está sendo esperada sobre Maranhão, Piauí e Ceará.

 

 

Região Norte

 

Áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical e o ar quente e úmido que predomina sobre o Norte do Brasil formam muitas nuvens carregadas sobre a Região.

 

O tempo fica instável na Região Norte do Brasil e há condições de chuva moderada a forte em áreas de todos os estados da Região.

 

As pancadas de chuva com raios ocorrem a qualquer hora intercalada com períodos de sol.

 

A chuva deve ser mais frequente e volumosa no Pará, no Amapá e no Amazonas.

 


Alertas meteorológicos para  16/03/2024 -sábado

 


Atenção para chuva moderada a forte nas capitais Porto Alegre, Florianópolis, Goiânia, Brasília, Cuiabá, Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza, Teresina, São Luís, Belém, Macapá, Manaus, Porto Velho.

 


Aviso especial: perigo de temporais e de chuva volumosa, com risco de raios e de ventania acima de 91 km/h no litoral, leste e nordeste do Pará, no Maranhão (exceto no sul e leste do estado), sul e sudoeste do Rio Grande do Sul.

 

Alerta para temporais com raios e rajadas de vento entre 71 km/h e 90 km/h no Rio Grande do Sul )(exceto sul e sudoeste do estado), na serra e litoral sul de Santa Catarina, norte e litoral do Ceará, centro-norte do Piauí, sul e leste do Maranhão, centro e norte do Tocantins, Pará (exceto leste e nordeste do estado), Amazonas (exceto oeste e sul do estado)

 

Atenção para chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento de 51km/h a 70 km/h  em Santa Catarina (exceto serra e litoral sul), oeste/sudoeste e sul do Paraná, extremo norte de Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso (exceto oeste e sudoeste do estado), oeste da Bahia, sertão da Paraíba, interior do Rio Grande do Norte e do Ceará, Piauí (exceto centro-norte do estado), centro-sul do Tocantins, Amapá (exceto sul do estado), extremo sul de Roraima, oeste e sul do Amazonas, Acre, Rondônia.

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias