Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Sul do Brasil tem mais temporais neste sábado

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Gildo Rietmann, Reserva do Iguaçu (PR), 3/11/17

5 min de leitura

Oferecido por

Áreas de instabilidade se espalharam sobre o Sul do Brasil na sexta-feira, 3 de novembro, e os temporais recomeçaram. A chuva persiste neste sábado e os três estados da Região Sul podem ter mais problemas com a chuva forte e volumosa, além da ventania e dos raios. A passagem de uma frente fria pelo litoral da Região Sul reforça as nuvens carregadas que estão sobre o Sul do Brasil.

 

 

Chove de forma generalizada neste sábado e há risco de chuva forte nos três estados, mas a chuva mais frequente e volumosa deve ocorrer sobre o oeste e sul do Paraná, no centro-oeste de Santa Catarina e no noroeste do Rio Grande do Sul. A situação é bastante preocupante em particular nestas áreas da Região Sul onde já choveu muito em outubro, sendo registrados acumulados no mês acima do dobro da média. As capitais Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre também podem chuva moderada a forte neste sábado.

Além da chuva forte, os estados do Sul podem ter novamente muitos raios e intensas rajadas de vento, com até 90 km/h neste sábado. Acompanhe o deslocamento das nuvens carregadas pelas imagens de satélite.

 

Outubro chuvoso e elétrico no Sul do Brasil

 

Menos chuva no domingo

As áreas de instabilidade diminuem durante o domingo, mas apenas o Rio Grande do Sul e a região serrana de Santa Catarina se livram da chuva. O sol reaparece. No sul e o litoral de Santa Catarina e o Vale do Itajaí ainda podem chuva fraca. O oeste catarinense pode ter pancadas de chuva, mas que não devem ser volumosas.

Já no Paraná, o domingo ainda será com tempo bastante instável. Chove em todas as regiões do estado e não dá para descartar chuva de moderada a forte intensidade em no centro-norte do estado.

 

A primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio 2017 (ENEM) acontece neste domingo, 5 de novembro. Confira a previsão especial.

 

 

Atenção Paraná

Novas áreas de instabilidade se espalham sobre o estado na segunda-feira, 6 de novembro, e o risco de chuva forte e volumosa aumenta por todo estado. Veja a previsão para a Região Sul para os próximos dias.

 

 

 SUL_chuvaforte_3-11-17 anima

Nuvens de temporal voltaram a se formar sobre o Sul do Brasil em 3/11/17

 

Temporais de 3 de novembro

A chuva caiu forte em vários locais dos três estados, mas os volumes acumulados voltaram a impressionar especialmente sobre o Paraná. Em Marechal Cândido Rondon, no oeste paranaense, choveu 40,2 mm em apenas 1 hora, com rajadas de vento de até 83 km/h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. O acumulado entre 13 e 17 horas foi de 59,4 mm. Entre 7 horas da manhã e 17 horas, choveu 86,0 mm em Planalto e 66,2 mm em Foz do Iguaçu.

Em Dionísio Cerqueira, no oeste de Santa Catarina, o acumulado de chuva entre 4 horas da madrugada choveu cerca de 90 mm entre 4 horas da madrugada e 17 horas. É muita água sobre regiões que tiveram um outubro extremamente chuvoso, com volumes acumulados que dobraram a média normal para o mês.

 

Ventania

A chuva voltou forte na sexta-feira, 3 de novembro, e novamente com ventania. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou rajadas de até 125 km/h em Urubici (SC), 90 km/h em Tramandaí (RS), 86 km/h em Joaçaba (SC) e em Laguna/cabo de Santa Marta (SC), 83 km/h em Santo Augusto (RS) e em Marechal Cândido Rondon (PR).

 

 

Foto de Gildo Rietmann, Reserva do Iguaçu (PR), 3/11/17

 

 

#Fotografeotempo! A sua foto poderá ficar em destaque. Participe!

 

seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

 

Agroclima Pro: produtividade e redução de custos para o seu negócio

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias