Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Litoral de SC ainda tem risco de chuva

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Chuva volumosa causa enchente em Florianópolis - 11/01/18

4 min de leitura

Oferecido por

A chuva não dá trégua no litoral de Santa Catarina desde a terça-feira, 9 de janeiro. Conforme alerta da Climatempo, o grande volume acumulado desde então deixou a capital catarinense em situação de emergência. O excesso de chuva causou enchente, deslizamentos de terra, destruiu estradas, pontes e também vítimas fatais. Apenas em 24 horas, entre a manhã do dia 10 e a manhã do dia 11 de janeiro choveu o equivalente a chuva de todo o mês de janeiro.

 

 

Mais chuva

O sol aparece nesta sexta-feira, mas infelizmente a chuva não acabou e a situação no litoral catarinense e em áreas do Vale do Itajaí, que também vem recebendo muita chuva nas últimas 48 horas, deve se agravar.

O alerta para chuva forte nesta sexta-feira e no fim de semana, porém já não é a chuva persistente e generalizada. As pancadas de chuva devem voltar na tarde e noite desta sexta e com raios. Na situação atual, toda da chuva que cair no decorrer na sexta e no fim de semana vai aumentar o risco de deslizamento de terra.

O acúmulo de água sobre a Grande Florianópolis é crescente, o que deixa mais áreas da região vulneráveis a alagamentos e deslizamentos de terra. A população deve ficar muito atenta para qualquer movimentação de terra e respeitar as orientações da defesa civil.

 

 

Excesso de chuva causa deslizamento de terra em Florianópolis - 11/01/18

 

Por que tanta chuva?

O grande volume de chuva acumulado sobre Florianópolis está associado a uma combinação especial da circulação de ventos, em diversos níveis da atmosfera, que começou a se configurar na tarde da terça-feira, 9 de janeiro de 2018. Entenda a situação meteorológica que provoca a chuva intensa.

 

 

Esquema da circulação de ventos que favorece o aumento da chuva no litoral entre o sul de SP e SC

 

Por enquanto, a situação atmosférica não muda muito. Os ventos vão continuar concentrando muita umidade e calor no litoral catarinense e também do Paraná mantendo as nuvens de chuva.

Uma área de baixa pressão atmosférica no mar, perto do litoral destes estados, é um dos principais fatores para este acúmulo de umidade e de chuva. Este sistema só vai se afastar do litoral da Região Sul durante o sábado.

 

 

Chuva volumosa causa enchente em Florianópolis - 11/01/18

 

Quanto choveu?

O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 144,9 mm entre 10h do dia 10 e 10h do dia 11 de janeiro, o que corresponde a quase toda a média de chuva para janeiro que é de 163 mm. Foi a maior chuva em 24h desde 24 de julho de 2015 quando choveu 146,2 mm entre dias 23 e 24 de julho.

 

Pelas medições do Epagri-Ciram, órgão de monitoramento ambiental, meteorológico e agrícola do governo de Santa Catarina, em cerca de 60 horas (2 dias e meio, a capital de Santa Catarina recebeu de 300 a 400 mm de chuva! Porém, um volume muito elevado, de mais de 100 mm, foi computado entre os dias 10 e 11 de janeiro de 2018. Os maiores volumes foram registrados nas áreas centrais e no norte da ilha de Santa Catarina.

Esta não foi a primeira vez e nem será última que Florianópolis enfrenta uma situação de chuva muito volumosa. O recorde absoluto de chuva em 24 horas é de 404,8 mm na estação meteorológica de São José, no dia 15/11/1991.

 

 

Chuva acumulada na Grande Florianópolis entre 9 e 11 de janeiro de 2018

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias