Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Rio de Janeiro comemora aniversário com risco de temporal

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Bárbara Campos, Rio de Janeiro (RJ)

4 min de leitura

Oferecido por

O mês março começa com características típicas da estação no Rio de Janeiro: quente e úmido. Nesta quinta-feira, primeiro de março, a cidade do Rio faz aniversário e completa 453 anos.

 

O sol até aparece forte por várias horas e faz calor. O calor e a grande disponibilidade de umidade sobre a capital fluminense favorecem a formação de nuvens carregadas. Há risco de temporais à tarde ou à noite. Não há expectativa de chuva generalizada, mas não se pode descartar o risco de temporais e de alagamentos na cidade, especialmente em pontos críticos já conhecidos pela população. 

 

As demais áreas do estado do Rio De Janeiro também terão pancadas de chuva, principalmente à tarde e a noite, com risco de chuva forte.

 

 

Foto de Bárbara Campos, Rio de Janeiro (RJ)

 

 

Chuva forte no RJ

Voltou a chover forte em várias áreas do estado do Rio de Janeiro na tarde e noite desta quarta-feira, 28 de fevereiro. Desta vez, as nuvens mais carregadas não chegaram a cidade do Rio de Janeiro, onde choveu muito pouco. Mas a chuva foi forte em locais da Baixada Fluminense, da Região Serrana, no Vale do Paraíba e Sul do Rio de Janeiro. Em apenas 3 horas de chuva, entre 17h20 e 20h20, o CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - registrou 84 mm na região de Resende, 40% da média de chuva normal para fevereiro que é de aproximadamente 209 mm. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia choveu 251 mm sobre Resende em de fevereiro, até 21 horas do dia 28/2/18.

 

 

Chuva forte no RJ em 28/2/2018

 

 

As imagens captadas pelo satélite meteorológico GOES 16 entre 15h30 e 20h00 de 28/2/2018 mostraram que parte das nuvens carregadas (manchas vermelhas) cresceu sobre o próprio estado do Rio de Janeiro e outras avançaram de Minas Gerais e de São Paulo para o Rio de Janeiro. Situações como esta podem se repetir nos próximos dias.

 

 

RJ_chuvaforte_28-2-18_anima

 

 

Instabilidade aumenta no fim da semana

Até o fim de semana as condições de chuva devem aumentar com a formação de uma baixa pressão atmosférica entre o Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.  Esta queda acentuada da pressão do ar durante o sábado irá colaborar para a formação de mais áreas de nuvens carregadas, aumentando o risco de temporais.

O tempo fica mais instável em todo o estado do Rio de Janeiro, mas as temperaturas permanecem altas. Mesmo com a presença do sol por várias horas, em todo o estado do Rio de Janeiro, os temporais também podem ocorrer em diversas regiões fluminenses pelo menos até o domingo, 4 de março.

 

Veja também: Sudeste ainda tem temporais nos próximos dias

 

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias