Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Nordeste terá chuva forte no fim de semana

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de José da Silva, Santana do Seridó (RN)

3 min de leitura

Oferecido por

O mês de março termina com muita chuva sobre vários estados do Nordeste do Brasil. Depois de passar quase todo o mês com pouca atividade, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) voltou a ganhar força sobre a costa norte do Nordeste na última semana de março trazendo muita nebulosidade e chuva forte.

 

Várias capitais nordestinas tiveram problemas com a chuva volumosa da ZCIT nas últimas 48 horas. A chuva do feriado da sexta-feira, 30 de março, causou grandes alagamentos em ruas e rodovias na região de Teresina. Em alguns locais da cidade choveu 141,0 em 12 horas, metade da média normal de chuva para março.

 

Em João Pessoa choveu 71,6 mm entre 9 horas do dia 29 e 9 horas de 30 de março. Foi a maior quantidade de chuva em 24 horas sobre a capital paraibana este ano, até agora.

Natal também teve alagamentos desde a quinta-feira, 29 de março, por causa da chuva forte. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou quase 154,0 mm de chuva entre 9 horas do dia 28 e 9 horas do dia 30 de março. A média de chuva para março é de aproximadamente 203,0 mm.

 

Confira como está o balanço da chuva de março nas capitais do Nordeste, até 9 horas do dia 30.

 

 

Balanço da chuva de março nas capitais do Nordeste até 9h de 30/3/18

 

 

Fim de semana de alerta

O fim de semana de virada de março para abril é com alerta para fortes pancadas de chuva sobre o Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. O risco de chuva forte é menor em Pernambuco, mas não deve ser completamente descartado.

 

As capitais São Luis, Teresina e Fortaleza ficam sujeitas a chuva forte, com raios e ventos fortes no fim de semana e também na segunda e na terça-feira, 4 de abril.

A região de Natal, de João Pessoa e de Recife podem ter chuva volumosa durante o domingo e a segunda-feira, 2 de abril.

 

A ZCIT não tem influência direta sobre a região de Maceió e de Aracaju, mas estas duas capitais podem ter chuva moderada no sábado, 31 de março, por causa de outras áreas de instabilidade que avançam do mar.

O sol forte e o tempo seco predominam sobre a Bahia. Há previsão de pancadas de chuva para o litoral, mas não há risco de tempestade. Confira os mapas de previsão para o Nordeste para 5 dias.

 

 

Foto de José da Silva, Santana do Seridó (RN)

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias