Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Tempestade da ZCIT alaga Teresina

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Ozéas Neves, Teresina (PI)

3 min de leitura

Oferecido por

A chuva caiu muito forte sobre Teresina nesta sexta-feira. Em 12 horas, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 141,0 mm de chuva acumulados entre 20 horas do dia 29 e 8 horas do dia 30 de março. O acumulado em 24 horas, entre 9 horas do dia 29 e 9 horas do dia 30 foi de 144,0 mm. Em apenas 1 hora, entre a meia-noite e 1 hora da madrugada desta sexta-feira choveu 54,0 mm. A média de chuva para Teresina em março é de quase 287,0 mm, pelas novas médias de 1981 a 2010.

 

 

 

O CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - registrou quase 167,0 mm em 24 horas em alguns locais. Várias áreas da cidade ficaram alagadas e houve queda de árvores, pelas informações da  imprensa local. Trechos da BR- 343 que liga Teresina ao litoral do Piauí ficou interditada por causa do grande acúmulo de água. A chuva caiu com muita força também em outros locais do centro-norte do Piauí.

 

Chuva forte sobre o Piauí em 30/3/18

 

 

Na imagem da nebulosidade captada pelo satélite GOES 16, as manchas em tons de vermelho e azul claro representam as nuvens carregadas com potencial para provocar chuva intensa.

 

 

 

Estas nuvens são das áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que voltou a ganhar força sobre a costa norte do Brasil desde o fim de semana passado. Além do Piauí, a ZCIT vem provocando muita chuva esta semana em áreas do Maranhão, do Ceará, do Rio Grande do Norte e também do Pará e do Amapá.

A previsão é de mais chuva para os próximos dias. As áreas de instabilidade da ZCIT vão continuar bastante ativas sobre o Nordeste do Brasil nos próximos dias. Teresina poderá ter outros eventos de chuva forte até o dia 4 de abril.

 

Foto de Ozéas Neves, Teresina (PI)

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias