Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuva não dá trégua ao RS

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto por Elisa Xavier, Porto Alegre(RS).

4 min de leitura

Oferecido por

O Rio Grande do Sul e Santa Catarina voltaram a ter chuva forte com o crescimento de nuvens carregadas. O tempo instável permanece e a chuva não para, em especial, no litoral catarinense e no estado gaúcho nesta quinta-feira (3) . 

 

Uma área de baixa pressão que se formou na Argentina provocou muita chuva entre a tarde e a noite de ontem(02). Entre 05h de quarta-feira e 05h de hoje(03), o Instituto Nacional de Meteorologia(INMET) registrou 126mm em Santana do Livramento (RS), 92mm em Dom Pedrito (RS) e 76 mm em Camaquã (RS).

 

Tempestade no Rio Grande do Sul 

 

Nova frente fria 

Nesta quinta-feira novos temporais devem ocorrer no estado gaúcho, pois uma nova área de baixa pressão no oceano e uma frente fria vão favorecer a formação de mais nuvens carregadas. Com o bloqueio, a chuva está toda concentrada no sul do Rio Grande do Sul, por isso a chuva mais forte e volumosa é prevista para as áreas de fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai e no leste gaúcho.  

 

RS--porto-alegre---elisa-xavier---20-02-2018--chuva

Foto por Elisa Xavier, Porto Alegre(RS).

 

 

Ainda há previsão de pancadas de chuva com raios nas outras áreas do estado. Na parte central, em todo o leste e na Grande Porto Alegre, as pancadas de chuva podem ocorrer a qualquer momento do dia, sendo moderadas à fortes. 

 

Vento de nordeste sopra persistente no litoral de SC 

Outra situação meteorológica que chama a atenção são os ventos de nordeste que estão persistentes no litoral de Santa Catarina. A infiltração marítima será forte na região, forçando a concentração de umidade. A previsão é de chuva persistente sobre o litoral, com aumento da chuva inclusive na Grande Florianópolis  e no Vale do Itajaí, com expectativa de grandes acumulados no decorrer do dia. 

 

Foto: Cassiano Pohl. Florianópolis/SC

 

Apesar do risco de chuva forte para o Rio Grande do Sul e o leste de Santa Catarina nesta quinta-feira, as outras áreas do Sul continuam com poucas pancadas de chuva ou nenhuma chuva. 

 

O bloqueio de uma grande massa de ar seco sobre o Brasil permanece e está dificultando o avanço das frentes frias. O que ainda será observado é o deslocamento de frentes frias pelo litoral do Rio Grande do Sul, sem força para aumentar a umidade e formar nuvens carregadas sobre o interior de Santa Catarina e do Paraná. 

 

Veja no mapa de chuva o maior acumulado estimado para as áreas de fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai. O interior de Santa Catarina e do Paraná continuam com pouquíssima chuva: 

 

Chuva_sul_0305

 

 

Veja também: 

Colheita de arroz é prejudicada no PR

Balanço da chuva de abril nas capitais brasileiras 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias