Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

2019 começou muito abafado no Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Edson Fogaça, Curitiba (PR)

3 min de leitura

Oferecido por

O ano de 2019 começou muito quente no Brasil. De forma geral, a primeira madrugada do ano foi abafada no país, com temperaturas acima dos 18°C ao amanhecer. Entre as capitais, as que tiveram a madrugada mais fresca, ou menos abafada, estão Curitiba (PR), que teve temperatura mínima de  17,7°C, Belo Horizonte (MG), co mínima de 18,4°C, Brasília (DF), onde a mínima foi de 18,5°C e São Paulo (SP), que teve temperatura mínima de 18,7°C. Todas as outras capitais brasileiras amanheceram com temperatura acima dos 20°C. Todos os dados foram registrados pelo Instituto Nacional de Meteorologia  (INMET)

 

O calor de Florianópolis chamou atenção. A temperatura mínima na capital de Santa Catarina foi de 24,7°C, maior até do que várias capitais do Nordeste e o Norte do Brasil. As capitais que amanheceram mais abafadas foram João Pessoa (PB) que teve temperatura mínima de 25,6°C em medição convencional e 25,5°C no modo automático,  Manaus (AM), onde a temperatura mínima por medição convencional foi de 25,6°C e de 25,5°C na medição automática e Fortaleza (CE), com mínima de 25,5°C no modo convencional e 25,3°C na medição automática.

 

As menores temperaturas

Alguns poucos lugares no Brasil amanheceram frescos, com temperaturas abaixo dos 15°C. Mas o friozinho não foi provocado por ar polar, que não atua neste primeiro dia de 2019 em nenhum lugar do país. As temperaturas entre 12°C e 15°C observadas em poucos locais do país estão associadas com a altitude elevada e pouca nebulosidade durante a madrugada. A falta de nuvens à noite acelera a perda de calor na atmosfera.

 

Confira os locais mais frescos do Brasil em 1/01/2019

 

Bom Jardim da Serra/Morro da Igreja (SC): 12,0°C

São Mateus do Sul (PR): 14,6°C

Monte Verde (MG): 14,7°C

São Joaquim (SC): 14,8°C

Campos do Jordão (SP): 14,8°C

 

Quando vai refrescar?

Esse calor ainda vai durar vários dias por todo o Brasil, até na Região Sul.  

Até o fim da primeira quinzena de janeiro, o pouco de ar frio de origem polar que conseguir chegar ao Brasil vai refrescar poucas áreas da Região Sul e mesmo assim por um ou dois dias. A maior parte do país vai continuar bem quente durante o mês de janeiro, o que é comum nesta época.

 

 

Foto de Edson Fogaça, Curitiba (PR)

 

 

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias