Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuva passa de 200 mm em 48 horas no leste de Santa Catarina

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Ricardo Laurindo de Abreu. Florianópolis/SC.

3 min de leitura

Oferecido por

A chuva caiu muito volumosa sobre o leste de Santa Catarina com acumulados superiores a 200 mm nas últimas 48 horas, que provocaram grandes alagamentos, inundações, deslizamentos de terra e outras ocorrências. O alerta permanece para mais chuva, que ainda pode cair forte no decorrer desta segunda-feira (18). 

 

Chuva passa de 200 mm

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) registrou 275, 4 mm de chuva em Araquari, no litoral norte de Santa Catarina entre meio dia do sábado (16) e meio dia desta segunda-feira. Em São Francisco do Sul, foram acumulados 251,2 mm, em Guaramirim 241,2 mm, em  Barra Velha 219 mm, em Balneário Piçarras 218 mm, em Penha 217 mm e em Navegantes 212 mm, no mesmo período.  

 

Pelas estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o volume de chuva foi de 117,4 mm em Florianópolis e de 100,4 mm em Itajaí.  

 

Situação de emergência

Em Araquari, a BR-280 foi interditada por conta de alagamentos no domingo e o município já decretou situação de emergência diante do grande acumulado de chuva em dois dias. A cidade de Balneário Barra do Sul também está em situação de emergência desde ontem. Os alagamentos atingiram grande parte do município. 

 

Na madrugada desta segunda-feira, um deslizamento de terra em Guaramirim atingiu 12 casas, mas ninguém ficou ferido. 

 

Foto: Ricardo Laurindo de Abreu. Florianópolis/SC.

 

Previsão de mais chuva 

A chuva continua ao longo do dia e aulas estão suspensas em municípios das regiões Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.  Ainda existem várias áreas alagadas. "A circulação dos ventos marítimos continua jogando bastante umidade para todo o leste e norte catarinense mantendo as condições de chuva. Em alguns momentos a chuva ainda pode vir forte, com raios e volumosa, por isso a situação ainda é de alerta", afirma o meteorologista Daniel Orlandi.

 

A tendência é do enfraquecimento das nuvens de chuva a partir de amanhã, terça-feira (19). 

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias