Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Instabilidade enfraquece nesta terça no leste de Santa Catarina

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Gabriela Yokoyama Balneário Camboriú

4 min de leitura

Oferecido por

A circulação de ventos está mudando sobre o Sul do Brasil e chuva diminui sobre o leste de Santa Catarina a partir desta terça-feira, 19 de fevereiro. O litoral catarinense e o Vale do Itajaí já poderão contar com algumas horas com sol e tempo firme, que serão muito importantes para facilitar a ajuda aos desalojados e desabrigados pela chuva muito volumosa que caiu no fim de semana.

 

O risco de chuva ainda é alto nos próximos dias, mas não deve chover mais de forma contínua e volumosa como foi no fim de semana. O restante da semana terá pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite, mas que infelizmente ainda podem ser fortes em vários locais do estado de Santa Catarina, incluindo o Vale do Itajaí e a Grande Florianópolis.

 

Entre os dias 16 e 18 de fevereiro de 2019 choveu mais de 200 mm em locais do Vale do Itajaí e da Grande Florianópolis.




Florianópolis: 64% da chuva do mês em 24h

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou um total de 129,7 mm em Florianópolis entre 9 horas do dia 17 e 9 horas do dia 18 de fevereiro, o que corresponde a 64% da média de chuva para fevereiro. A maior parte deste volume ocorreu durante o domingo, 17 de fevereiro.

Até agora, este foi o maior volume de chuva em 24 horas de 2019 em Florianópolis e a também a maior quantidade de chuva em 24 horas desde o período entre os dias 10 e 11 de janeiro de 2018 quando choveu 144,9 mm.

Para um dia de fevereiro, segundo o banco de dados do INMET, foi o maior volume de chuva em 24 horas desde 1/2/2008, que teve um acumulado 216,4 mm.

 

O total de chuva em fevereiro de 2019, até 10 horas do dia 18, foi de 222,5 mm, que já está 10% acima da média de chuva normal para este mês que é de aproximadamente 202 mm.

Em fevereiro de 2018 o INMET registrou 116,6 mm em Florianópolis.

 

Calor e pancadas de chuva no Sul do Brasil

A semana será marcada por calor e pancadas de chuva preferencialmente à tarde e à noite sobre o Sul do Brasil.

O ar quente e úmido predomina sobre a Região e a circulação ciclônica do vento persiste em vários níveis atmosféricos e vai facilitar a formação de nuvens carregadas especialmente sobre o Paraná e sobre Santa Catarina. Há risco de fortes pancadas de chuva nos três estados nos próximos dias. Veja como fica a previsão para a Região Sul até o fim da semana.

 

Calorão até o fim da semana

O calor só aumenta até o fim de semana no Sul do Brasil. A temperatura deve superar os 35°C em Porto Alegre e em Florianópolis. A capital gaúcha pode até terminar a semana com recorde de calor. Segundo o INMET, os atuais recordes de calor são:

 

Porto Alegre: 38,5°C (2 de janeiro)

Florianópolis: 40,0°C (3 de janeiro)

Curitiba: 34,9°C (30 de janeiro)

 

Foto de Gabriela Yokoyama Balneário Camboriú

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias