Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Ciclone extratropical em formação causa chuva extrema em SC

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto por André C. / Porto Alegre/RS

2 min de leitura

Oferecido por

 O processo de formação de um ciclone extratropical e de uma frente fria, intensificaram áreas de instabilidade sobre a Região Sul do Brasil,  que provocaram chuva prolongada, moderada a forte em muitas áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Choveu de forma persistente por toda a terça-feira, 7 de julho, e a chuva se prolonga por grande parte desta quarta-feira.

 

Grandes volumes estão sendo acumulados e há risco de deslizamentos. As áreas mais atingidas pela chuva são o sul de Santa Catarina, incluindo a região serrana, e o norte/nordeste do Rio Grande do Sul, incluindo a região de Porto Alegre.

 

Entre 2h do dia 7 e 2h do dia 8, o INMET registrou 117 mm em Porto Alegre, quase a média de chuva para todo o mês de julho que é de 141 mm. O acumulado no mês, de 1 julho até aproximadamente 2 horas da madrugada de 8 de julho estava em quase 150 mm.

 

 

 

Quase 250 mm em 24h no sul de SC

Medição do Epagri-Ciram mostrou que choveu 246 mm em Praia Grande/Alvorada, entre 2 horas do dia 7 e 2 horas do dia 8 de julho, aproximadamente. O sul de Santa Catarina está sendo uma das regiões com maior quantidade de chuva provocada no processo de formação do ciclone extratropical. O sistema se organiza entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul até o começo da manhã de hoje.

 

 

Volumes de chuva extremos no sul de SC em 7/7/2020

 

Alerta para mar muito agitado na costa Sul do BR

 

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias