Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chove em Brasília depois de 126 dias

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Jean Claude, Brasília (DF)

4 min de leitura

Oferecido por

Foram 126 dias sem chuva que pudesse molhar o chão, mas quando ela voltou, chegou com força, com raios e trovões.  A chuva que começou a cair sobre o Distrito Federal no começo da tarde desta segunda-feira, 21 de setembro, o último dia do inverno de 2020, interrompeu um longo período de estiagem na região de Brasília, mas que é comum. 

 

Segundo o INMET - Instituto Nacional de Meteorologia - a última vez que Brasília teve chuva acima de 10 mm, foi entre os dias 16 e 17 de maio, quando choveu 18,8 mm. Ainda na segunda quinzena de maio, chuviscou em outros dois dias. Em junho chuviscou 1 dia. Não choveu nada em julho e nem em agosto.

 

A chuva desta segunda-feira, 21, veio com força, em fortes pancadas, raios e trovões. O céu ficou preto pelas nuvens escuras.  O dia virou noite e nada melhor do que a fotografia das nuvens de chuva para provar a grande transformação que a atmosfera teve em Brasília.

 


Foto de Jean Claude, Brasília (DF)

 

 

As imagens  das nuvens captadas pelos satélites meteorológicos comprovam as nuvens carregadas que se formaram sobre  o Distrito Federal.  Os tons de alaranjado e vermelho indicam a parte de nuvens que está mais carregada, com potencial para provocar chuva moderada a forte, raios e trovões.

 

 

Nuvens carregadas sobre o DF captadas pelo satélite GOES 16 em 21/9/2020

 

Confira a previsão para a primavera 2020 no Centro-Oeste

 

Quanto choveu?

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia,  a média de chuva normal para Brasília em setembro é de 46,6 mm. 

 

Na tarde desta segunda-feira, 21 de setembro de 2020, a região de Gama acumulou 22,2 mm em 3 horas, entre 13 horas e 16 horas.  Em Águas Emendadas, a chuva veio como uma forte pancada que acumulou 19,0 mm em apenas 1 hora, entre 15 horas e 16 horas. No mesmo período choveu 5,6 mm em Brasília.

 

Quando a chuva começou, por volta do meio-dia, o aeroporto de Brasília registrou uma rajada de vento com 59 km/h

 

Chuva ainda não veio para ficar

A grande mudança no tempo está associada com uma frente fria de forte intensidade que chegou ao Brasil e teve força para finalmente afastar a grande massa de ar seco que vinha predominando sobre o Brasil há várias semanas.

 

A primavera começa com chuva no Centro-Oeste, mas a chuva ainda não veio para ficar. Ainda tem previsão de mais chuva para esta terça-feira, 22 de setembro, primeiro dia da primavera de 2020, para o Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul .

 

Na quarta-feira, 23 de setembro, as pancadas de chuva com raios voltam a ocorrer a partir da tarde no Distrito Federal, em Goiás e em Mato Grosso, mas o tempo fica seco em Mato Grosso do Sul.

 

Na quinta-feira, 24, o ar seco ganha força novamente e as condições para chuva diminuem sobre o Centro-Oeste, de forma geral. Mesmo assim, algumas pancadas de chuva podem ocorrer a partir da tarde sobre o Distrito Federal, o norte de Goiás e sobre o Mato Grosso. 

 

Na sexta-feira, 25, o tempo seca em Goiás e no Distrito Federal e não tem previsão de chuva, mas algumas pancadas ainda ocorrem em alguns locais de Mato Grosso.

 

O primeiro fim de semana da primavera será com sol forte e muito calor no Centro-Oeste, com previsão de algumas poucas pancadas de chuva em parte de Mato Grosso.

 

 

 

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias