Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Supercélulas e tornados: ventanias destruidoras

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Supercélulas e tornados: ventanias destruidoras

2 min de leitura

Oferecido por

 

Em condições especiais, a atmosfera pode gerar nuvens muito especiais, muito grandes, que cobrem alguns quilômetros de comprimento horizontal e mais de uma dezena de quilômetros de extensão vertical. Elas giram no ar e são mesmo assustadoras, mas ao mesmo tempo belas, fascinantes, revelando toda a força da Natureza. 

 

Estas nuvens são as supercélulas ou também chamadas tecnicamente de mesociclones. É dentro delas que nascem os tornados e as microexplosões, que podem matar seres humanos e animais, que podem arrancar grandes árvores pela raiz, tombar postes de energia, fazer telhados irem pelos ares. 


Que nuvens são essas? Como se formam estes monstros na atmosfera? Houve mesmo um tornado na cidade paulista de São José dos Campos na noite do dia 9 de março de 2021?


Para entender um pouco sobre supercélulas e eventos meteorológicos extremos, o podcast O Clima entre Nós conversou com o professor Ernani Nascimento. Ele é meteorologista pela Universidade Federal do Rio De Janeiro e com doutoramento em Meteorologia pela Universidade de Oklahoma, nos Estados Unidos, onde se especializou na área de análise e previsão de tempestades. Atualmente é professor e pesquisador na Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e seu principal campo de pesquisa é em tempestades causadoras de vendavais intensos, granizos e tornados.

 

Você pode ouvir todos os episódios do podcast O Clima entre Nós no site da Climatempo, nas principais plataformas de áudio e também no youtube.

 

Boa escuta!

 



Leia a ouça também

 

Você sabe a diferença entre tornados e furacões?

 

Como proteger sua casa e os aparelhos eletrônicos dos raios

 

Seguros e desastres naturais

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias