Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Dia de gelo no centro-sul do BR e de temporal entre PE e RN

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: neve em São Joaquim (SC), por São Joaquim Online

6 min de leitura

Oferecido por

 

Nebulosidade sobre o Brasil

 

Uma grande frente fria avança sobre o Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil e nesta quarta-feira vai chegar ao norte de Minas Gerais, Tocantins e Bahia. Mas agora, esse sistema quase não provoca chuva sobre o interior do país, só muita nebulosidade e muito frio. Foi essa frente fria que trouxe a forte e grande massa de ar frio de origem polar, que está gelando o país, com neve no Sul e temperaturas abaixo de zero.

Algumas nuvens carregadas crescem no extremo norte do Brasil onde existe muita umidade e calor. 

 

Tempestade subtropical Raoni

 

Um fenômeno incomum ocorre sobre o mar, perto do litoral do Rio Grande do Sul. É uma tempestade subtropical que se formou e foi batizada pela Marinha do Brasil de Raoni, que quer dizer “grande guerreiro”, em tupi-guarani. Este sistema pode provocar ventos de até 70 km/h na costa gaúcha nesta quarta-feira. A formação de tempestades subtropicais são mais comuns na costa da Região Sudeste

 

 

Previsão do tempo para 30/06/2021 ‌- quarta-feira

 

Esta quarta-feira é com muito frio e sol em grande parte do país. O centro da onda de frio que chegou ao Brasil, que é a região mais forte do sistema, vai passar sobre a Região Sul. Mas nesta situação, o ar gelado se espalha com força pelo Sudeste, Centro-Oeste e até para o Norte do país. Esta massa de ar frio é muito forte e mesmo com a presença do sol, a sensação ainda será de frio, principalmente dentro de casa

 

O sol vai aparecer forte por quase todo o Brasil, mas a presença do ar gelado vai manter a sensação de frio sobre o Sul, na maioria das áreas do Sudeste e do Centro-Oeste, em Rondônia, no Acre e no sul do Amazonas.

 

Por causa do frio intenso, o dia amanhece com geada em quase todo o interior do Sul do Brasil, no centro, oeste e sul de São Paulo, no centro, leste, sul e oeste de Mato Grosso do Sul. A geada pode ser forte  no Sul do Brasil e no sul de Mato Grosso do Sul porque tem previsão de temperatura abaixo de 0°C.

 

Ainda há uma pequena chance de nevar na madrugada desta quarta-feira na serra gaúcha.

 

Chove no litoral norte do Rio Grande do Sul e em todo o litoral desde o Rio De Janeiro até o litoral de Alagoas, mas o sol aparece ao longo do dia.

 

Já no litoral de Pernambuco, da Paraíba e do leste do Rio Grande do Norte, o tempo fica chuvoso e pode chover com moderada a forte intensidade nas capitais Recife, João Pessoa e Natal

 

No Nordeste, há previsão de pancadas de chuva no litoral norte, entre o Maranhão e o Rio Grande do Norte.

 

No Norte do Brasil, o dia é com pancadas de chuva e períodos com sol no norte do AM, no norte do PA, no AP e em RR. O sol predomina no restante da Região, mas faz frio no AC, em RO e no sul do AM. As demais áreas do Norte continuam quentes.

 

 

Possíveis recordes de frio em capitais nesta quarta-feira

 

As capitais Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Campo Grande, Cuiabá, Goiânia, Brasília, Rio Branco e Porto Velho devem registrar a menor temperatura para o ano de 2021 na madrugada desta quarta-feira.

 

Confira as temperaturas mínimas previstas pela Climatempo e os recordes de frio atuais, de acordo com as medições oficiais do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia.

 

 Capital: T min prevista (recorde de menor T em 2021)

 

Cuiabá: 9°C (10,0°C em 29/6/2021)

Goiânia: 11°C (10,6°C em 28/6/2021)

 

Brasília:10°C (11,7°C em 27/6/2021)


Campo Grande: 3°C (6,5°C em 29/6/2021)


São Paulo: 7°C (10,8°C em 26/5/2021)

Curitiba: -1°C (0,3°C em 29/6/2021)


Florianópolis: 6°C (6,2°C em 29/6/2021)
 

Porto Velho: 14°C (18,°C em 8/5/2021)
 

Rio Branco: 12°C (12,7°C em 29/6/2021)
 

As capitais mais quentes do país nesta quarta-feira serão Palmas (TO), com máxima prevista em 34°C, Belém e Teresina com  calor de até 33°C.

 

 

 

Alertas meteorológicos para 30/6/2021

 

Alerta para temporais no litoral de PE, da PB e do RN e também em Boa Vista e no Centro-norte de RR e no norte do AP

 

Atenção para chuva moderada a forte e raios em no noroeste do AM, sul de RR e nas demais áreas do AP

 

Atenção para rajadas de vento com até 70 km/h no litoral  do RS, provocadas por uma tempestade subtropical.

 

Condições para  neve e outras precipitações de inverno na serra do RS, mas apenas na madrugada.

 

Condições  para geada ao amanhecer no centro-oeste, sul e norte do RS, centro-oeste e norte  de SC, no interior do PR, no centro, sul e oeste de SP , no centro, oeste, sul e leste de MS

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias