Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Calor em Cuiabá

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

2 min de leitura

Oferecido por

Foto: iStock

 

A partir desta segunda semana de agosto o cenário muda e o Centro-Oeste brasileiro bem como Rondônia e o Acre passam a encarar altas temperaturas por mais de quinze dias consecutivos, tempo seco e uma longa estiagem.

 

Nova onda de calor atinge o Brasil na próxima semana

 

A presença de um sistema de alta pressão atmosférica segue impedindo a formação de nuvens carregadas na Região; O céu claro praticamente sem nuvens compromete diretamente a umidade relativa do ar que pode ficar abaixo dos 20% na região Centro-Oeste e abaixo de 10% no estado de Mato Grosso.

 

Além disso, este sistema permite grandes amplitudes térmicas, ou seja, manhãs com temperaturas amenas e tardes muito ensolaradas e quentes. Em Cuiabá a temperatura entre a próxima quarta-feira (11) até praticamente o final do mês ficará em torno dos 40 °C! E o pior, não há previsão de chuva na capital mato-grossense neste mês.

 

Agosto é um dos meses mais secos do ano, chove em média apenas 22mm. A Climatologia da temperatura máxima é alta, de 34, C e esse mês devemos ter valores acima da média. Em 2020, a média das temperaturas máximas em Cuiabá foi de 36, 8 °C!

 

As altas temperaturas, com atmosfera e solo secos impulsionam o aumento no número de focos de queimadas.

 

Em setembro as chuvas retornam gradativamente, mas, ainda bem irregulares e sem grandes volumes. A previsão é de mais um mês com temperatura média beirando os 40 °C em Cuiabá. A situação melhora com a entrada da primavera e aumento de nuvens de chuva.

 

 

 

Leia também: Um tempo especial para o seu pai

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias