Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Nova onda de calor atinge o Brasil na próxima semana

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

 Foto: iStock

 

Após vários dias consecutivos de temperaturas amenas, e abaixo da média histórica em pontos do centro-sul do Brasil, uma nova onda de calor tende a atingir grande parte do país na segunda semana do mês de agosto.

 

 

Confira a tendência para a segunda semana do mês!

 

Ondas de calor no Brasil estão relacionadas à atuação de massas de ar quente e seco, ou seja: pouca chuva, rápido aumento nas temperaturas e automaticamente um declínio na umidade relativa do ar.

 

Os dias tendem a ser bastante quentes em áreas do Centro-Oeste, Sul e Sudeste, com temperaturas máximas que ficam acima da média Climatológica por dois dias ou mais.

 

As temperaturas já começam a subir a partir desta sexta-feira (06), seguindo em rápida elevação no final de semana do dia dos pais e atingindo o pico de calor nas capitais do centro-sul e Norte do país entre segunda (09) e quinta-feira (12) da próxima semana.

 

A previsão é de máxima em torno dos 29°C em Curitiba (PR) entre a terça-feira (10) e a quarta (11), este valor é quase 7°C acima da média climatológica para agosto, igual a 21,5°C. A última vez que a capital paranaense registrou um valor tão alto, foi em 29 de março de 2021 quando também fez 29°C.

 

Em pleno inverno, a temperatura máxima em Cuiabá (MT) pode alcançar e até mesmo superar a marca dos 40°C no início da próxima semana. Em Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP) a temperatura pode chegar aos 30°C até a próxima quinta-feira (12), o que representa mais de 5°C acima da média histórica para essas capitais neste mês.

 

Em cidades como Florianópolis (SC), Belo Horizonte (MG), Porto Velho (RO), Campo Grande (MS), Brasília (DF), Goiânia (DF) e Palmas (TO), o calor também tende a ser excessivo na segunda semana de agosto, e os termômetros facilmente ultrapassam os 30°C no período da tarde.

 

 

Leia também: Dia dos Pais com sol e calor no RJ

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias