Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Cantareira registra menor volume para um mês de abril desde 2016

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

2 min de leitura

Oferecido por

Foto: IStock

 

A chuva tem acontecido de forma irregular e com volumes baixos nas áreas de captação dos reservatórios que abastecem a Região Metropolitana de São Paulo. O volume operacional tem variado muito pouco nos últimos dias.

 

A média Climatológica de chuva para o mês de abril já é bem mais baixa comparando com os meses anteriores. No Cantareira, a média é de 83,2mm e, até o momento, só choveu 13,3mm. A atualização desta terça-feira(26), mostrou que o Cantareira opera com 44,3% de sua capacidade, o que indica o valor mais baixo desde 15 de março, quando o volume estava em 44%. Este também é considerado o valor mais baixo para um mês de abril desde 2016(quando o volume caiu para 36,2%).

 

O menor volume registrado neste ano de 2022 foi no dia 01 de janeiro, com apenas 25%. Enquanto o volume mais alto foi de 45,4%.

 

 

 

 

cantareira

 

Tendência

O solo já está seco em São Paulo e em Minas Gerais, por isso, mesmo que caia alguma chuva nos próximos dias, não será suficiente para elevar de forma significativa o nível dos reservatórios.

 

Esta semana, a última de abril, deve terminar com uma frente fria na costa do Sudeste que vai aumentar as condições para chuva em algumas áreas. No entanto, para as regiões de captação do Sistema Cantareira, não há previsão de volumes expressivos.

 

O mês de maio deve começar apenas com chuva fraca e isolada na região.

 

Leia também: Ar seco  e qualidade do ar prejudicada em parte do BR

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias