Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Ar seco e qualidade do ar prejudicada em parte do BR

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

 

Uma grande massa de ar seco predomina nas áreas centrais do Brasil, por isso a tendência é de tempo firme em muitas regiões ao longo dos próximos dias. Com a falta de chuva, a umidade relativa do ar vai atingir índices críticos e considerados prejudiciais à saúde.

 

A maior parte do Centro-Oeste, inclusive as capitais e o Distrito Federal, o interior de Minas Gerais, grande parte de São Paulo, interior do Paraná, sul da Amazônia e entre o oeste da Bahia e o sul do Piauí e do Maranhão, os valores de umidade relativa do ar podem ficar abaixo dos 30%. 

Em muitos municípios, principalmente entre o norte e oeste de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, DF e oeste da Bahia, os índices podem ficar abaixo dos 20%. Nestas regiões, a situação é de alerta.

 

Sem título

Mapa de umidade relativa desta terça-feira. Disponível em Mapas

 

 

 

Com o ar parado e a ausência de chuva, a qualidade do ar fica prejudicada neste período mais seco. Por exemplo, na manhã desta terça(26), algumas estações da Grande SP já apontavam qualidade do ar moderada, segundo dados das estações da Cetesb -  Companhia Ambiental do Estado de São Paulo.

 

Sem título

 

Outro problema neste período mais seco que se inicia no outono é o aumento no número de queimadas pelo país. De acordo com análise do Programa de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, é possível observar que os estados que mais registraram focos neste mês, são justamente as áreas que seguem ainda secas nos próximos dias. Confira a análise do INPE:

 

Sem título

 

Confira o mapa de chuva acumulada para os próximos dias:

 

download (100)

 

Neste período, as temperaturas ficam acima da média para os padrões desta época do ano em vários municípios do país, em especial interior do Paraná, a Região Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil. 

Confira a previsão para a sua cidade no site da Climatempo!

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias