O segundo veranico do mês de maio segue ativo no Brasil e deve se intensificar nos próximos dias. Um bloqueio atmosférico, estabelecido no dia 14, continua atuando sobre o território nacional e mantém o tempo seco e as temperaturas elevadas, especialmente no Centro-Oeste, interior do Sudeste e nos três estados da Região Sul.
Esse padrão típico de outono é caracterizado por vários dias consecutivos com ausência de chuva, céu aberto e temperaturas máximas acima da média, mesmo em pleno mês de maio.
Final de semana será de calor intenso no Centro-Sul
As previsões indicam que o calor será destaque em todas as regiões do Centro-Sul neste sábado (18) e domingo (19). As maiores temperaturas devem se concentrar no Mato Grosso, onde os termômetros podem chegar a 34°C, além de valores elevados também no Mato Grosso do Sul, interior paulista, Paraná e Rio Grande do Sul.
Temperaturas máximas previstas para sábado (18):
-
Peixoto de Azevedo, Alta Floresta, Guarantã do Norte (MT) – 33°C
-
Ladário (MS) – 32°C
-
Água Clara, Anastácio (MS) – 31°C
-
Presidente Prudente, Ibirá, Dracena, Andradina (SP) – 30°C
-
Porto Alegre (RS) – 30°C
-
Macambará, Horizontina (RS) – 29°C
-
Colorado, Cruzeiro do Oeste, Paranavaí (PR) – 29°C
Temperaturas máximas previstas para domingo (19):
-
Cáceres (MT) – 34°C
-
Miranda, Aquidauana, Porto Murtinho, Corumbá (MS) – 32°C
-
Andradina, Araçatuba (SP) – 31°C
-
Votuporanga (SP) – 30°C
-
Rolante, Capela de Santana, São Leopoldo (RS) – 30°C
-
Colorado, Cruzeiro do Oeste, Paranavaí (PR) – 29°C
Bloqueio deve persistir até o dia 21; mudança restrita ao sul do RS
A atualização mais recente confirma que o bloqueio atmosférico deve permanecer ativo até pelo menos o dia 21 de maio, impedindo o avanço de frentes frias sobre o Sudeste e o Centro-Oeste e mantendo as temperaturas em elevação durante as tardes. Destaque para mais áreas do Sudeste, Centro-oeste e do Sul que entram no limiar de veranico com temperaturas acima de 5ºC acima da média de maio.
Apenas o sul do Rio Grande do Sul deve começar a sair do padrão de veranico, por causa da passagem de uma frente fria afastada no domingo (19) e da formação de um novo sistema no início da próxima semana. No entanto, essas instabilidades devem afetar apenas áreas pontuais do estado e não terão força suficiente para romper o bloqueio no restante do Centro-Sul. O norte do estado gaúcho segue quente como podemos observar pelo mapa.

Figura 1- Mapa de veranico atualizado. Fonte: Climatempo.
Baixa umidade seguirá como risco à saúde e ao meio ambiente
Com o tempo firme persistente, os índices de umidade relativa do ar devem continuar em queda, principalmente no interior do Brasil. Valores abaixo dos 30% são previstos para os próximos dias, especialmente entre o interior do Sudeste, Centro-Oeste e sul da Região Norte.