O amanhecer desta terça-feira, 20 de maio, foi marcado por temperaturas muito baixas nas capitais da Região Sudeste, com registro de novos recordes de mínima em 2025.
A combinação de massa de ar frio, céu limpo e ausência de nebulosidade durante a noite favoreceu a perda de calor da superfície, acentuando o resfriamento do ar no período noturno.
Novo recorde de frio em Belo Horizonte
Belo Horizonte bateu o recorde de menor temperatura deste ano pelo segundo dia consecutivo. A madrugada desta terça-feira foi a mais fria de 2025 até agora na capital mineira.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estação de Santo Agostinho registrou 15,4°C. O recorde anterior era de 15,6°C, registrado no dia 19 de maio.
Na estação da Pampulha, a temperatura caiu ainda mais, chegando a 12,9°C, que também representa o menor valor do ano até o momento para essa região da capital.
Recorde de menor temperatura do ano em Vitória
A capital do Espírito Santo também registrou recorde de menor temperatura de 2025 nesta terça-feira. Segundo o Inmet, a mínima foi de 17,9°C, superando o recorde anterior, que era de 18,4°C, registrado em 3 de maio.
Novo recorde de frio no Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, a madrugada desta terça-feira também foi a mais fria do ano até agora. A estação meteorológica da Vila Militar registrou mínima de 14,8°C, quebrando o recorde anterior, que era de 15,9°C, no dia 3 de maio.
Tendência: madrugadas voltam a ficar mais amenas
Apesar do frio intenso desta terça-feira, a tendência é de que as madrugadas fiquem menos frias nos próximos dias, com a elevação gradual das temperaturas, principalmente por conta da diminuição da influência da massa de ar frio e do retorno de maior presença de nebulosidade em algumas áreas.