A população do Espírito Santo e das regiões mineiras do Vale do Rio Doce e do Vale do Jequitinhonha têm estado incomodadas com o tempo muito úmido. O problema nem tem sido a chuva forte, mas a falta de sol. Os maiores volumes de chuva acumulados nos 11 primeiros dias de julho variaram de 30 mm a 73 mm em áreas litorâneas e no sul do Espírito Santo. A região de Guarapari acumulou 73,4 mm, Anchieta 60,4 mm, Piúma 50,6 mm. Na região de Linhares choveu 46,6 mm nos primeiros 11 dias de julho de 2025. Em Vitória, na região do Vale do Mulembá choveu 29,7 mm, conforme medição do CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desatres Naturais.
Nas regiões mineiras do Vale do Rio doce do Vale do Jequitinhonha, os maiores volumes de chuva registrados nesses 11 dias de julho não superaram os 30 mm. Pela medição do CEMADEN e do Instituto Nacional de Meteorologia, a região de Ladainha acumulou 25,8 mm, em Teófilo Otoni choveu 21,4 mm e em Nova Belém, 20,6 mm.
Muitas nuvens e temperatura amena
A grande quantidade de nuvens que tem se formado sobre as regiões nas últimas semanas está reduzindo as horas com sol. Com a presença do ar frio de origem polar e a falta do sol, as temperaturas têm ficado bastante amenas nessas regiões.
Na região de Vitória, a média da temperatura máxima para o mês de julho é de 26,7°C, pelos cálculos do Instituto Nacional de Meteorologia para o período de 1991 a 2020.
Nos 11 primeiros dias de julho de 2025, a temperatura máxima em Vitória ficou 1°C a 3°C abaixo da média em 7 dias dias. No dia 3 de julho, Vitória teve apenas 21,8 graus de temperatura máxima, a mais baixo do ano até agora.

Temperatura máxima em Vitória de 1 a 10 de julho de 2025 ficou quase todos os dias de 1°C a 3°C abaixo da média normal (Fonte: Inmet)
Mais nuvens e chuva nos próximos dias
O tempo vai continuar bastante úmido no Espírito Santo e no leste de Minas Gerais neste fim de semana. Neste fim de semana, e no início da próxima semana, uma grande quantidade de nuvens ainda vai se formar sobre o Espírito Santo, nos vales do Rio Doce e do Jequitinhonha, no leste de Minas Gerais. O vento marítimo continua predominando sobre estas regiões injetando muita umidade no ar. A circulação de ventos em níveis um pouco mais elevados, acima da superfície, vai colaborar para concentrar este ar úmido formando muitas nuvens.
-
Para esse sábado há risco de chuva moderada no norte capixaba e em áreas do Vale do Jequitinhonha.
Nesse fim de semana também se espera um aumento da umidade até na região da Grande Belo Horizonte. Embora não haja expectativa de muita chuva, o excesso de umidade vai gerar muitas nuvens e dificultar a elevação da temperatura. Nos 10 primeiros dias de julho de 2025, a temperatura máxima na capital mineira tem estado abaixo da média normal.

Temperatura máxima em Belo Horizonte de 1 a 10 de julho de 2025 ficou quase todos os dias de 1°C a 3°C abaixo da média normal (Fonte: Inmet)